UOL


São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONG mineira põe em outdoor nomes das seis empresas que mais poluem

THIAGO GUIMARÃES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A ONG Amda (Associação Mineira de Defesa do Ambiente) divulgou ontem a "Lista Suja" de 2003, que denuncia os principais responsáveis pela degradação ambiental no Estado no ano. Os nomes das seis empresas que integram a lista foram pintados em outdoor na região da Savassi, área nobre de Belo Horizonte.
O levantamento é encabeçado pelo Grupo Cataguazes, responsável pelo rompimento da barragem de resíduos que, em março, causou poluição em rios de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A Companhia Matarazzo de Papéis, antiga proprietária da barragem, integrou a lista em 1986 e 1987. Completam a relação: Grupo Itaminas/ Replasa Reflorestadora, Sinérgica/ Foscalma, Companhia Fabril Mascarenhas, Siderúrgica Atlântica e Rima Industrial.
Poluição do ar e das águas, disposição incorreta de resíduos, falta de controle ambiental e licenças de funcionamento são algumas das irregularidades apontadas.
A lista é divulgada anualmente desde 1982. Os critérios usados para seleção dos nomes são: extensão do impacto ambiental, histórico das empresas, providências tomadas para correção dos problemas, presença em listas anteriores, relação com a comunidade e situação nos órgãos ambientais.
O Grupo Cataguazes informou, por meio de seus advogados, que a inclusão da empresa na lista é "natural", já que o acidente ambiental causado é "inegável". A Sinérgica/Foscalma, que produz ferro-gusa, negou a existência de irregularidades na empresa e informou que vem cumprindo todas as obrigações ambientais.
A Companhia Fabril Mascarenhas informou que encomendou estudos para evitar a poluição ambiental. A Siderúrgica Atlântica discordou da inclusão da empresa na lista e informou que está regularizada na Feam (agência ambiental mineira). A Rima Industrial argumentou que não existem medidas de controle da emissão de poluentes atmosféricos e que aguarda estudos para implementar ações de controle ambiental. Os representantes do Grupo Itaminas/ Replasa Reflorestadora não foram encontrados para comentar a inclusão da empresa na lista.


Texto Anterior: Campinas: PM aponta indício de crime em ação policial
Próximo Texto: Aluna baleada: Após um mês, autor de tiro não foi identificado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.