São Paulo, sexta-feira, 05 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faculdade de medicina foi criada em 1808

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Autorizado a funcionar por d. João 6º em 18 de fevereiro de 1808, com o nome de Escola de Cirurgia da Bahia, o prédio localizado no Terreiro de Jesus abriga cerca de 5,3 milhões de páginas de documentos, incluindo teses, pedidos de matrículas, pesquisas e experiências científicas.
Entre os documentos históricos que a faculdade abriga, está o diploma original da primeira mulher formada em medicina no Brasil -a gaúcha Rita Lobato, que colou grau no dia 10 de dezembro de 1887.
Localizado entre igrejas, conventos e casarões coloniais, o prédio ganhou o nome de Faculdade de Medicina no dia 3 de outubro de 1832. Sua pinacoteca possui mais de 200 retratos de professores catedráticos pintados por famosos artistas da Bahia.
Sem aulas desde 1973, quando a faculdade foi transferida para o centro, o prédio passou quase duas décadas interditado.
Atualmente, a única atividade relacionada ao ensino acadêmico acontece durante a primeira semana de aula, quando os calouros de medicina da UFBa participam de palestras, visitam as instalações do memorial e conhecem um pouco da história do prédio.
Descontentes com o ritmo lento das obras, alguns integrantes da comissão de revitalização admitem a possibilidade de buscar recursos na iniciativa privada.
"Atualmente, as obras somente estão prosseguindo graças ao trabalho dos alunos da oficina", afirmou o diretor da faculdade, Manoel Barral.



Texto Anterior: Patrimônio: Fungos e chuva ameaçam livros históricos
Próximo Texto: Barbara Gancia: "Melhor do mundo" é conversa para boi dormir
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.