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Problema atinge seis
centrais da Embratel
ANNA LEE
FERNANDA DA ESCÓSSIA
da Sucursal do Rio
O presidente da Embratel, Dilio
Penedo, disse que a empresa teve
problemas em seis centrais de
trânsito, duas na cidade do Rio de
Janeiro e quatro em São Paulo, por
causa de erros de programação.
Penedo afirmou que os erros foram do fabricante dos softwares,
mas que técnicos trabalharam desde sábado para corrigi-los.
Ele negou, porém, que os defeitos nessas 6 centrais -das 43 mantidas pela empresa- sejam os únicos responsáveis pelo congestionamento e pelos problemas verificados em todo o país.
"Vocês não podem acreditar que
eu vou mudar 43 centrais, os outros vão mudar 13 mil centrais, e só
tem problema na Embratel. Tem
problema no Brasil inteiro."
O presidente da Embratel não
quis confirmar a expectativa de
uma eventual pane no sistema hoje, quando recomeça o tráfego comercial de chamadas telefônicas.
Segundo ele, as pessoas que
usam o telefone durante a semana
têm mais informações e saberão
usar os novos códigos. Ele disse
também que, embora o volume de
chamadas vá ser maior hoje, os telefonemas serão mais curtos.
De acordo com a Embratel, até as
16h de ontem, 23% das chamadas
feitas pela operadora no país foram completadas. Em média, a taxa é de 55%.
O maior problema foram as chamadas com erro de discagem, que
chegaram a 23% do total. A taxa de
congestionamento (chamadas devolvidas quando todos os circuitos
estão ocupados) foi de 32% entre
as 9h e as 12h de ontem.
Os Estados com maior dificuldade de receberem chamadas interurbanas foram Minas Gerais (só
10% de chamadas completadas),
Bahia (15%), Goiás (22%) e Rio de
Janeiro (22%).
Tiveram bons índices de recebimento de chamadas a Paraíba
(41%), Rio Grande do Sul (39%),
Santa Catarina (38%) e SP (33%).
O presidente da Telemar, ManoelHorácio Francisco da Silva,
disse que a taxa de chamadas completadas pela operadora em todo
Brasil está pouco acima de 30% na
média. Segundo ele, o padrão considerado bom é entre 50% e 60%.
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