São Paulo, Segunda-feira, 05 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Problema atinge seis centrais da Embratel

ANNA LEE
FERNANDA DA ESCÓSSIA

da Sucursal do Rio

O presidente da Embratel, Dilio Penedo, disse que a empresa teve problemas em seis centrais de trânsito, duas na cidade do Rio de Janeiro e quatro em São Paulo, por causa de erros de programação.
Penedo afirmou que os erros foram do fabricante dos softwares, mas que técnicos trabalharam desde sábado para corrigi-los.
Ele negou, porém, que os defeitos nessas 6 centrais -das 43 mantidas pela empresa- sejam os únicos responsáveis pelo congestionamento e pelos problemas verificados em todo o país.
"Vocês não podem acreditar que eu vou mudar 43 centrais, os outros vão mudar 13 mil centrais, e só tem problema na Embratel. Tem problema no Brasil inteiro."
O presidente da Embratel não quis confirmar a expectativa de uma eventual pane no sistema hoje, quando recomeça o tráfego comercial de chamadas telefônicas.
Segundo ele, as pessoas que usam o telefone durante a semana têm mais informações e saberão usar os novos códigos. Ele disse também que, embora o volume de chamadas vá ser maior hoje, os telefonemas serão mais curtos.
De acordo com a Embratel, até as 16h de ontem, 23% das chamadas feitas pela operadora no país foram completadas. Em média, a taxa é de 55%.
O maior problema foram as chamadas com erro de discagem, que chegaram a 23% do total. A taxa de congestionamento (chamadas devolvidas quando todos os circuitos estão ocupados) foi de 32% entre as 9h e as 12h de ontem.
Os Estados com maior dificuldade de receberem chamadas interurbanas foram Minas Gerais (só 10% de chamadas completadas), Bahia (15%), Goiás (22%) e Rio de Janeiro (22%).
Tiveram bons índices de recebimento de chamadas a Paraíba (41%), Rio Grande do Sul (39%), Santa Catarina (38%) e SP (33%).
O presidente da Telemar, ManoelHorácio Francisco da Silva, disse que a taxa de chamadas completadas pela operadora em todo Brasil está pouco acima de 30% na média. Segundo ele, o padrão considerado bom é entre 50% e 60%.







Texto Anterior: Ministro das Comunicações diz que usuário deve ter "paciência"
Próximo Texto: Congresso da UNE deixa de votar questões polêmicas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.