São Paulo, domingo, 05 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade encolheu, afirmam pilotos

DA REPORTAGEM LOCAL

Pilotos de helicóptero e profissionais que sobrevoam São Paulo com frequência dizem que a redução da luminosidade na cidade, apontada pelas fotos do Inpe, pode ser vista a olho nu.
"São Paulo encolheu de tamanho à noite. Está com uma área parecida com a de Porto Alegre", afirma Gil Lopes Filho, arquiteto e dono de uma empresa de helicópteros que sobrevoa a cidade quase toda semana.
O piloto Carlos César Faleiros, que presta serviços para a Rede Globo, também concorda. Ele conta que a redução das luzes é mais notada na periferia, sobretudo em Guarapiranga e no Grajaú, ambos na zona sul da cidade.
Mas a redução, afirma o piloto, também atinge cartões-postais como a avenida Paulista, na região central da cidade. "De longe, não dá mais para ver as torres da Paulista. Só ficaram acesas as luzes vermelhas anticolisão", diz.
Piloto há dez anos, com 6.700 horas de vôo, Faleiros afirma que alguns pontos de referência para quem voa de helicóptero já sumiram. Um deles é o terminal de metrô em Itaquera, na zona leste de São Paulo.
América Jacoto Junior, piloto de helicóptero com mil horas de vôo, conta que regiões inteiras da periferia desapareceram para quem voa à noite. "Isso acontece mais nas zonas sul e leste", afirma.
O desligamento é mais notado na periferia por uma razão prosaica, de acordo com Carlos Longue, da Eletropaulo: "É que a periferia não é muito dotada de iluminação pública. A redução fica mais perceptível porque as pessoas desligaram as luzes externas das casas após o racionamento."
O maior choque para Jacoto Júnior, porém, foi a redução no brilho de São Paulo. Por duas vezes, voltando de Sorocaba e outra do litoral paulista, ele notou que a cidade estava mais "fosca".
"São Paulo tinha um brilho único, notado por qualquer um que voa sobre a cidade", relata. Depois do racionamento, segundo ele, os pilotos se assustam com a redução da luminosidade. "Parece outra cidade", diz.


Texto Anterior: Apagão: Satélite revela avanço da escuridão em SP
Próximo Texto: "Com a escuridão, o tráfico corre solto"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.