UOL


São Paulo, terça-feira, 05 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMPORTAMENTO

Gays protestam no PR e na BA contra Vaticano

Maurílio Cheli/Folha Imagem


DA AGÊNCIA FOLHA

Gays brasileiros protestaram ontem contra documento lançado pelo Vaticano na semana passada que condena o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Cerca de 450 manifestantes queimaram cópias do documento em frente às catedrais de Salvador e de Curitiba.
Antes da manifestação, em Salvador, cerca de 250 homossexuais fizeram uma passeata pelas ruas do Pelourinho e distribuíram 1.200 folhetos condenando a decisão da Igreja Católica. Ao mesmo tempo, o GGB (Grupo Gay da Bahia) entregava aos participantes da manifestação e turistas um modelo de um texto solicitando a apostasia -pedido de negação do batismo.
Ainda no centro histórico, o GGB distribuiu uma relação com nomes de padres, bispos e cardeais envolvidos em escândalos sexuais.
Em Curitiba, cerca de 200 manifestantes participaram do ato contra o Vaticano. As portas da catedral foram fechadas por um funcionário.
Os manifestantes formaram um círculo, rezaram o Pai-Nosso e queimaram uma réplica do documento. Muitos gays, que se consideravam católicos, devem devolver suas certidões de batismo à Cúria Metropolitana de Curitiba.


Texto Anterior: Rio: Boca-de-fumo funciona a 150 m da polícia
Próximo Texto: Diplomacia: Visto dos EUA será exigido até em escala
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.