São Paulo, sábado, 05 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segurança por câmeras é discutida

DA REPORTAGEM LOCAL

A segurança do quadrilátero é um dos principais pontos de discórdia entre prefeitura e comerciantes. Estes, por meio da Ação Local Barão de Itapetininga, chegaram a oferecer plano próprio, com monitoramento 24 horas feito por 12 câmeras. O controle das imagens, porém, seria particular.
Para os técnicos da prefeitura, isso pode representar invasão de privacidade ou uma espécie de privatização do espaço público. Sem o aval da Guarda Civil Metropolitana, de acordo com eles, a ação seria quase inócua, porque as câmeras flagrariam batedores de carteira ou um grafiteiro sem que se pudesse prendê-los.
Hoje, há duas câmeras na região, instaladas pelos comerciantes, mas estão desativadas.
Em discussão com a Secretaria da Segurança, cogitou-se unir câmeras e GCM, com policiais ciclistas. O monitoramento serviria ainda para flagrar outras irregularidades, como a dos vendedores ambulantes não-autorizados. Nada foi fechado até o momento.
A idéia da segurança especial está na pauta de uma série de outras discussões, como a da limpeza especial das ruas do quadrilátero e da própria gestão local.
Empresários e prefeitura consideram ser importante se inspirar na administração dos shoppings centers para gerir a região, respeitando o fato de ali ser um espaço público, o que os restringe.

Financiamento
"Essas discussões têm servido muito para auxiliar no desenho institucional da Agência [de Desenvolvimento Econômico do Centro"", afirma a vice-presidente da Emurb, a arquiteta e urbanista Nadia Somekh, que cuida do assunto. A agência será responsável por coordenar as ações da prefeitura e as parcerias na região.
São Paulo acerta detalhes para receber financiamento de US$ 100 milhões, que serão aplicados na requalificação do centro. No dia 21, técnicos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que emprestará o dinheiro, vêm à cidade para uma nova reunião.


Texto Anterior: Comerciantes poderão usar linha de crédito
Próximo Texto: Letras Jurídicas - Walter Ceneviva: Meios pacíficos de solução dos conflitos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.