São Paulo, domingo, 05 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conjuntivite, dengue, meningites virais e hepatite A são mais comuns no verão

DA REDAÇÃO

Algumas viroses são mais freqüentes em determinada época do ano principalmente por causa das características do vírus que a desencadeia, como maior resistência ao calor e ao ambiente. No caso do verão, as mais comuns são dengue, conjuntivite, hepatite A, meningites virais e doenças diarréicas.
"Deve-se lavar bem frutas e verduras, além das mãos, que são um grande veículo de contaminação", explica Charlotte Marianna Hársi, diretora da Sociedade Brasileira de Virologia. "Na hora de entrar na piscina, é preciso ver bem se a água está limpa para evitar pegar conjuntivite". Após o diagnóstico de virose, o melhor, então, é dar condições para o corpo reagir, como mantê-lo hidratado, já que o organismo consegue combatê-la, explica Hársi.
Segundo os médicos, no entanto, se os sintomas persistirem além de uma semana, o quadro pode indicar que a infecção pode não ser tão inofensiva. "Passado esse período, se o paciente não melhorar, deve voltar ao consultório para nova avaliação", adverte o pediatra Eitan Berezin.
Na opinião de Berezin, em hipótese alguma deve haver auto-medicação. "Uma gripe pode ter sintomas semelhantes ao da pneumonia. O medicamento pode mascarar o quadro clínico e retardar a ida ao médico."
(FERNANDA CALGARO E CC)


Texto Anterior: Passei por isso: Chega a dar raiva a falta de um diagnóstico
Próximo Texto: Plantão Médico: Pesquisas sobre a doença de Hansen
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.