São Paulo, sábado, 06 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÍTIMAS
Ladrões tentaram levar computador que emitia certidões
Cartório no Ipiranga teve 70 mil selos roubados de uma só vez

Dado Junqueira/Folha Imagem
Nair Maria Ferreira mostra os quatro tipos de selo que foram levados do 41º Cartório


da Reportagem Local

O 18º Cartório de Registro Civil, no Ipiranga, zona sudeste de São Paulo, responde pelo maior número de selos de autenticação roubados no Estado, de acordo com a listagem obtida pela Folha.
Foram 70.548 selos que apareceram no mercado paralelo em maio do ano passado, quando assaltantes arrombaram o cartório durante a noite. O número corresponde a 23,7% do total de selos relacionados na lista.
O oficial titular do cartório, Rinaldo Zampieri, afirmou que o objetivo dos criminosos era, além dos selos, levar também os computadores com os programas para emitir certidões.
Desde então, o oficial investiu quase R$ 18 mil para reforçar a segurança do cartório, temendo uma "onda" de roubos de selos. O local foi totalmente gradeado e agora só funciona com sistema de alarmes e mais cinco seguranças (três durante o dia e mais dois à noite).
"Isso pode virar uma onda. Já coloquei duas telefonistas só para atender pessoas que querem checar a veracidade dos documentos e a origem dos selos."
O 41º Cartório de Registro Civil, no bairro Cangaíba, zona leste, teve quase 10 mil selos roubados no mês passado.
Cerca de cinco homens, armados com revólveres, entraram no cartório por volta das 9h.
"Eles chegaram dizendo que queriam os selos. Não pediram dinheiro e tampouco levaram objetos", disse a substituta do oficial responsável pelo cartório, Nair Maria Ferreira. O cartório ficou fechado todo o dia por falta de selos. (SA e GN)


Texto Anterior: Falsários também reutilizam selos
Próximo Texto: Letras jurídicas - Walter Ceneviva: Juízes discutem criminalidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.