São Paulo, quinta-feira, 06 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula autoriza ministério a universalizar exame

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou ontem o Ministério da Educação a universalizar a avaliação do ensino fundamental (1ª a 8ª série) já neste ano.
A estimativa é que o custo seja de R$ 70 milhões a R$ 80 milhões para aplicar a prova em novembro, envolvendo cerca de 7,5 milhões de alunos de todas as 240 mil escolas públicas do país.
Com isso, o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que era aplicado a cada dois anos, deve passar a ser anual. Mas, em 2004, deixará de abranger alunos do 3º ano do ensino médio. Só será feito pelos da 4ª e da 8ª série.
A medida faz parte de um conjunto de propostas do MEC para a melhoria da qualidade do ensino básico -alvo de críticas de Lula em seus discursos nos últimos dois meses. "Com essa decisão, o Brasil dá um importante passo adiante, na busca da melhoria da qualidade de ensino público no país", afirmou ontem o porta-voz da Presidência, André Singer.
O projeto de universalização do Saeb será apresentado neste mês aos prefeitos. A governadores e secretários estaduais, será mostrado em junho, talvez já com os resultados do Saeb de 2003.
A Folha apurou que, na avaliação de português, a média do desempenho dos estudantes apresentou uma pequena melhora em relação a 2001. Em matemática, o resultado do exame se manteve em patamar semelhante.


Texto Anterior: Educação: MEC vincula financiamento a oferta de bolsa
Próximo Texto: Educação: Fuvest aumenta taxa e triplica isenções
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.