São Paulo, terça-feira, 06 de maio de 2008

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CET diz proibir estacionamento para dar fluidez

DA REPORTAGEM LOCAL

A CET disse, em nota, que a proibição de estacionamento nas ruas do Sumarezinho permite manter a fluidez do trânsito.
Segundo a CET, as ruas Francisco Isoldi e Borges de Barros medem entre 5,5 m e 8,5 m, com trechos em mão dupla, onde "o estacionamento é proibido, pois a largura não comporta a passagem de veículos nos dois sentidos com veículos estacionados".
Em relação ao trânsito de caminhões, a companhia ressalta que há sinalização proibindo a passagem de veículos pesados. Diz ainda fiscalizar periodicamente a região.
A companhia não respondeu sobre eventuais medidas para diminuir o trânsito no bairro.
A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) diz que as ruas Francisco Isoldi, Borges de Barros, Felipe de Gusmão e Djalma Coelho não fazem parte da rota da linha Ponte Orca, mas que o trecho pode estar sendo utilizado pelos motoristas dos ônibus para escapar de congestionamentos.
Segundo a Subprefeitura de Pinheiros, a alternativa para evitar o trânsito em regiões residenciais é o programa Comunidade Protegida, criado em junho de 2007 para "induzir os motoristas a dirigir com velocidade reduzida" por meio de sinalização, "pavimentos diferenciados, ampliação de áreas verdes e calçadas mais largas".
Mas a alternativa só se aplica a vias locais (residenciais) pelo Plano Diretor, o que não é o caso de boa parte das ruas do Sumarezinho -mesmo com características residenciais, são classificadas como coletoras (comerciais).

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