São Paulo, sexta-feira, 06 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Controladores estão trabalhando mais, diz chefe do Cindacta

Eduardo Raulino afirmou que até o horário de refeição foi mudado; sargentos são obrigados a comer na sala de controle

Depoimento foi dado à CPI do Apagão; segundo o comandante, oficiais quase perderam a autoridade antes das punições

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os controladores estão trabalhando mais que a carga horária de 156 horas mensais desde que o governo autorizou o Comando da Aeronáutica a endurecer com a categoria, afirmou o comandante do Cindacta-1, em Brasília, coronel Eduardo Raulino, à CPI do Apagão Aéreo da Câmara.
Segundo ele, até o horário de refeição dos sargentos foi afetado: eles agora são obrigados a lanchar na sala do centro de controle. "A saída até o restaurante dura 40 minutos, então passamos a oferecer das 17 às 20 horas, horário de pico, a refeição dentro do Cindacta", disse. A solução, afirmou Raulino, é buscar mais "controladores". Mesmo com as novas contratações e transferências, o número de operadores ainda é abaixo do considerado ideal.
O comandante admitiu ainda que, nos últimos meses, os oficiais quase "perderam a autoridade" nos centros de controle. O IPM (Inquérito Policial Militar) sobre o motim de 30 de março e a CPI pioraram a situação. Raulino disse que a autoridade foi resgatada no dia 22, quando a punição aos controladores aconteceu. O trabalho hoje ocorre em harmonia, diz.
O movimento dos controladores, disse, cresceu após a CPI. "Após o início da CPI houve um aumento muito grande de relatório de perigo e de tentativa de desestabilização emocional de um grupo de controladores sobre os outros."
Raulino disse ainda que o Cindacta-1 não tinha, até o acidente com o vôo da Gol, em setembro, radar na região do sul do Pará onde ocorreu a colisão -local conhecido como "buraco negro". A Polícia Federal indiciou sargentos do Cindacta-1 pelo acidente -um deles por crime doloso (com intenção).
Ele observou, porém, que a visualização "não é condição primária para o controle do tráfego", mas sim a comunicação.


Texto Anterior: Vôos estão com mais atrasos nos EUA, diz "NYT"
Próximo Texto: Aeronáutica vai transferir seis controladores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.