São Paulo, Terça-feira, 06 de Julho de 1999
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TROCA-TROCA

SOS Criança de Brasília recebe ligação para a Bahia

Sérgio Lima/Folha Imagem
Telefonistas do SOS Criança de Brasília, que receberam ligações de pessoas que tentavam fazer interurbano para a Bahia


WILLIAM FRANÇA
da Sucursal de Brasília

A mudança na forma de realizar chamadas de longa distância provocou tumultos em serviços que nada têm a ver com DDD ou DDI. Por exemplo: desde sábado, o SOS Criança, que recebe denúncias de abuso sexual em Brasília pelo número 1407, não pára de receber ligações de pessoas que tentam falar com a Bahia.
"No sábado, foram mais de 200 telefonemas de pessoas querendo falar com Salvador. Hoje (ontem), foram mais de 70, só pela manhã", disse à Folha Maria Inês Freitas de Oliveira, coordenadora do SOS Criança, serviço que existe desde 91 e que recebe em média 30 denúncias por dia.
A confusão acontece por dois erros. Primeiro, porque os usuários estão tentando falar de Brasília com Salvador usando a operadora Tele Centro Sul (número 14), que atende a região Centro-Oeste e parte da Sul, quando só poderiam fazê-lo por meio da Embratel (21).
Segundo, eles colocam o número da operadora antes de qualquer outro. Em vez de ligarem 0/21/71 (o certo para ligar de Brasília para Salvador), os usuários estão ligando 14/071 (o número da Tele Centro Sul e depois o antigo código de DDD de Salvador).
Assim, tão logo são discados os quatro primeiros dígitos errados (1407), a Telebrasília interpreta como sendo o número do SOS Criança. "Instruímos nossos telefonistas a ensinar a forma correta para as pessoas ligarem para a Bahia", disse Maria Inês, que reclamou do problema com a Anatel.
O caso do SOS Criança demonstra o maior problema verificado até agora pela Anatel no que se refere ao usuário: a desinformação. Tanto que a pergunta de como ligar de uma cidade para outra é a recordista, segundo a central de dúvidas da Anatel (0800-379900).
O maior erro acontece porque o usuário mantém o 0 depois de discar o código da operadora, como se ele fizesse parte do código do DDD.
No fim-de-semana, foram registradas quase 118 mil ligações para a Anatel. A segunda maior dúvida é quanto à forma de fazer ligações internacionais. Depois, pedidos de informações dos valores das tarifas -que a Anatel não fornece e repassa para as operadoras.
As maiores reclamações, segundo outra central da Anatel (0800-332001), têm sido em relação ao número de chamadas interceptadas, ao fato de as operadoras não estarem informando os valores e de as chamadas não completarem.


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