São Paulo, sábado, 06 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro critica parceria tucana para hospitais

DA REPORTAGEM LOCAL

A idéia da equipe do prefeito eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), de ampliar as parcerias com as organizações sociais para a administração de unidades de saúde não é bem vista pelo ministro da Saúde, Humberto Costa.
"Do meu ponto de vista, da posição que tenho e defendo, acho que a melhor situação é quando o município executa [a administração] diretamente, mas não conheço a fundo a forma como tem funcionado aqui no Estado", disse Costa ao ser questionado sobre o assunto durante o Congresso Brasileiro de Política Médica.
"A responsabilidade pública se torna maior, acho que nós temos condição de exercer uma ação mais direta no sentido de fiscalizar o que está sendo feito e também de implementar uma proposta formulada, é uma concepção de Estado", afirmou ao defender a administração pela prefeitura.
O Estado de São Paulo, governado pelos tucanos, mantém parcerias principalmente para a administração de hospitais. Em seu discurso durante o evento, o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, defendeu o modelo que Serra pretende expandir.
"Quando o governo se associa a uma ONG para impedir a morte de baleias pode. Para impedir a morte de bebê, dizem que é privatizar."
Costa afirmou ainda que os mini-hospitais propostos por Serra não devem ser a prioridade da prefeitura. "É preciso pensar o sistema globalmente."


Texto Anterior: Responsabilidade social: Governo quer punir descumprimento de metas da Saúde
Próximo Texto: Efeito colateral: EUA preparam onda de ações contra Merck
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.