São Paulo, sábado, 06 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNIVERSIDADE

Falta de detalhamento sobre a metodologia aplicada é o motivo

Enade estréia sem USP e Unicamp

DA REPORTAGEM LOCAL

O novo Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Enade), substituto do polêmico provão, estréia amanhã sem a participação de duas das principais universidades do país: USP e Unicamp. As instituições declararam a não-participação no exame há cerca de dois meses por "falta de detalhamento acerca da metodologia aplicada".
O coordenador do Enade, Amir Limana, afirmou que, como instituições públicas vinculadas ao estado elas têm total independência para não participar e, além disso, são duas entidades de peso que tem seu próprio processo de avaliação. Ele acredita, no entanto, que no ano que vem as duas entrarão no programa.
Segundo o presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Gustavo Petta, os estudantes não devem boicotar a avaliação, como vinha ocorrendo com o provão desde sua criação, em 1996. Para ele, o novo sistema é um avanço, por ter uma avaliação mais global e menos pontual, apesar de ser obrigatório e de condicionar a obtenção do diploma.
A prova será realizada por 156 mil estudantes, de 2.187 cursos de graduação. O resultado, com cinco níveis de conceito, é a primeira das quatro etapas do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), que prevê ainda auto-avaliação da instituição, avaliações externas gerais e a avaliação específica dos cursos.


Texto Anterior: Efeito colateral: EUA preparam onda de ações contra Merck
Próximo Texto: Agenda da transição: Marta pede oposição responsável e acirrada a vereadores do PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.