São Paulo, domingo, 06 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRÊMIO

Parceria entre a Folha e a Fundação Schwab seleciona oito entre 125 iniciativas em prol de comunidades carentes

Empreendedor Social define os finalistas

DA REDAÇÃO

A Folha e a Fundação Schwab selecionaram os oito finalistas do Prêmio Empreendedor Social do Ano. Os projetos serão avaliados por um júri composto por personalidades dos setores acadêmico, empresarial e público, que definirá, em dezembro, o vencedor.
Concorrem ao prêmio: Eliana Tiezzi (Papel de Gente/SP); Elisabeth Vargas (Unisol/SP); Eugênio Scannavino Netto (Saúde e Alegria/PA); João Carlos Leite (Sicoob Saromcredi/MG); Karen Worcman (Instituto Museu da Pessoa.net); Sônia Maria Silva (100 Dimensão/DF); Teresa D'Amaral (IBDD/RJ); e Viviane Senna (Instituto Ayrton Senna/SP).
O ganhador terá a oportunidade de participar, gratuitamente, de eventos como o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, e da Cúpula de Empreendedores Sociais, organizados pela Schwab.
Foram 125 inscritos na primeira fase. Na segunda, 13 projetos foram convidados a fornecer mais documentos. Na terceira, nove foram visitados, sendo que oito foram à final. Conheça os finalistas:

PAPEL DE GENTE - Fundado em 1994 em São Paulo pela psicóloga Eliana Tiezzi Nascimento, 44, o projeto treina e emprega portadores de distúrbios mentais para desmitificar as dificuldades de conviver com eles. Cerca de 25 pacientes trabalham com reciclagem de papel. Mais de mil pessoas já foram atendidas.

UNISOL - A Associação Civil Universidade Solidária é capitaneada pela socióloga Elisabeth Vargas, 57. Reúne universidades, empresas e Estado para atuar em conjunto em projetos de voluntariado: capta recursos do setor privado e organiza mais de 20 mil universitários-voluntários. São 2 milhões de beneficiados diretos.

SAÚDE E ALEGRIA - O mais antigo dos projetos finalistas nasceu em 1985 pelas mãos do médico Eugênio Scannavino Netto, 46, que trabalha hoje com 149 comunidades no Pará. A iniciativa busca promover a melhoria da qualidade de vida em geral, investindo em programas de educação e saúde.

SICOOB SAROMCREDI - A Cooperativa de Crédito de São Roque de Minas foi criada em 1991 para fornecer serviços bancários inexistentes na região. Com o passar dos anos, a iniciativa do engenheiro agrônomo João Carlos Leite, 40, se expandiu para sete cidades do sudoeste de Minas Gerais e também passou a apoiar atividades produtivas, sociais, educacionais e de inclusão digital. O trabalho beneficia 6.500 pessoas.

INSTITUTO MUSEU DA PESSOA.NET - A ação do Museu da Pessoa é virtual. O cerne da iniciativa é um portal na internet que permite que qualquer pessoa registre a sua história de vida. Mas o princípio que regeu o projeto da historiadora Karen Worcman, 43, é mais amplo: propõe outra maneira de ler e fazer a história e de democratizar a memória social.

100 DIMENSÃO - Voltada para a transformação de lixo em artigos de arte, moda e utensílios domésticos, a cooperativa emprega 200 pessoas no Distrito Federal. Fundada por Sônia Maria da Silva, 42, destaca-se também por manter um centro comunitário modelo.

IBDD - O Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência surgiu em 1998, no Rio, por ação da historiadora Teresa D'Amaral, 56. Investe no tripé apoio jurídico, capacitação profissional e inserção social para resgatar a auto-estima de portadores de deficiência. Conta com 39 funcionários, 90% deles deficientes. Beneficia 4.000 pessoas.

INSTITUTO AYRTON SENNA - Criado em 1994, ano da morte do piloto e ídolo da Fórmula 1, transformou-se em uma das mais bem-sucedidas experiências não-governamentais de larga escala na área da educação. Criado pela psicóloga Viviane Senna, irmã de Ayrton, o programa está em 1.207 cidades e já beneficiou 5,3 milhões de jovens. A principal meta é reduzir a evasão, a repetência e o mau rendimento da 1ª à 8ª série.


Texto Anterior: Era uma vez...: Livros contam vida íntima de anônimos
Próximo Texto: Urbanismo: Prefeitura apresenta manual para padronizar poda e corte de árvores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.