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Justiça dos EUA recebe hoje ações sobre vôo 1907
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A Justiça dos Estados
Unidos deverá receber hoje as 20 primeiras ações de
indenização em favor das
famílias das vítimas do
acidente com o vôo 1907
da Gol que matou 154 pessoas em 29 de setembro.
Os processos serão contra a Boing, que fabricou o
avião da Gol, a ExcelAire,
proprietária do jato Legacy que se chocou com o
Boing, e a Honeywell, que
produziu o sistema de
alarme anticolisão.
O advogado Manuel von
Ribbeck, que representa
cerca de 60 famílias das vítimas do acidente, explicou que a Justiça dos Estados Unidos não exige provas para entrar com ação
por danos morais ou materiais. Já no Brasil, segundo
o advogado, é necessário
primeiro identificar quem
foi o responsável pelo acidente para depois acionar
a Justiça.
"O governo [brasileiro]
não pode dizer às famílias
de quem é a culpa, e a lei
não poderá oferecer uma
compensação justa para
estas famílias até que a
culpabilidade de todas as
partes seja estabelecida",
explicou.
O advogado disse que o
motivo pelo qual entrou
com a ação tão rápido nos
Estados Unidos é porque
não quer que documentos
"desapareçam".
Nas ações que vai entregar hoje, Ribbeck disse
que pedirá ao juiz que a
Boing forneça as informações sobre a fabricação do
modelo 737 adquirido pela
Gol. À ExcelAire, vai solicitar os registros do treinamento da tripulação do
Legacy que estava no jato
no dia do acidente.
Ribbeck não revelou o
valor pedido nas ações para indenizar as famílias
das vítimas, mas adiantou
que será de "alguns milhões de dólares". Segundo
o advogado, a probalidade
de ganhar as causas nas
cortes americanas é de
100%, porque os passageiros não tiveram nenhuma
responsabilidade pelo acidente. "O único que não
tem culpa é o passageiro,
que ganha sempre", disse.
Em um caso semelhante
ocorrido na Argentina,
Ribbeck afirmou ter conseguido uma indenização
de US$ 400 milhões às famílias dos passageiros. Se
conseguir convencer os
juízes americanos no caso
da Gol, o advogado ficará
com 20% do valor recebido pelas famílias.
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