UOL


São Paulo, sábado, 06 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REVITALIZAÇÃO

Recuperação começou na década de 90 com parcerias

DA REDAÇÃO

As ações mais significativas de revitalização do centro de São Paulo começaram na década de 90 com parcerias entre governo do Estado e iniciativa privada.
Em 1999 a cidade ganhou a Sala São Paulo, na estação Júlio Prestes, equipando a cidade com uma sofisticada sala de espetáculos. Perto dali, outro atrativo cultural de porte atraía nova atenção havia três anos, a Pinacoteca do Estado, com a fachada e interiores restaurados vai convênio com o Ministério da Cultura.
Em seguida, município e Estado uniram-se para a reurbanização do Parque da Luz, em área vizinha à Pinacoteca, que recebeu nova iluminação, 80 esculturas e mais policiamento.
Em 2001, o Banco do Brasil abriu a sucursal paulista de seu Centro Cultural no prédio construído em 1901, próximo ao Páteo do Colégio e a um conjunto de prédios que começa a ser recuperado por outro banco, a Caixa Econômica Federal.
Presente à inauguração do CCBB, a prefeita Marta Suplicy disse que a obra era um exemplo a ser seguido. Em três anos de governo, ela deflagrou, graças à assinatura de convênio com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), alguns projetos, como a melhoria na iluminação da praça da Sé e do Teatro Municipal.
Outro projeto a caminho é a recuperação e a reforma do Mercado Municipal. A anunciada mudança do gabinete da prefeita para o edifício Matarazzo, conhecido como Banespinha, no viaduto do Chá, está prometida para 2004.


Texto Anterior: SP 450: Cidade vai se valorizar com reocupação de seu centro
Próximo Texto: Panorâmica - Poícia sob suspeita: 22 policiais militares são presos no Rio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.