São Paulo, #!L#Segunda-feira, 07 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFÂNCIA
Denúncias de abuso sexual crescem 80%

da Reportagem Local
As denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes crescem de 80% a 100% nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Segundo a Abrapia (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência), isso ocorre porque no verão aumenta o número de estrangeiros e brasileiros à procura de turismo sexual.
A Abrapia recebe as denúncias do Sistema Nacional de Combate à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O sistema é uma parceria da Abrapia com o Ministério da Justiça e atende queixas de abuso sexual pelo telefone 0800-99-0500.
Desde que foi criado, em 97, o sistema já recebeu 1.266 denúncias de todo o Brasil.
Para o presidente da Abrapia, Lauro Monteiro Filho, o número de casos de abuso pode ser bem maior. "Vamos fazer um esforço para divulgar mais intensamente o número do nosso disque-denúncia", afirma.
Ele alega também que, em muitos Estados, ainda não há uma reação da sociedade contra a exploração sexual infantil. "Há municípios onde o poder público faz muito pouco para resolver o problema e não apura os fatos."
Para tentar resolver esse problema, a Abrapia e o Ministério da Justiça vão agir em parceria com organizações não-governamentais e conselhos tutelares para que seja feito um acompanhamento das investigações dos casos denunciados.
O Ministério da Justiça, em parceria com a Abrapia, vai investir também na formação de profissionais capacitados para acompanhar casos de abuso sexual de menores. "As ações de acompanhamento não podem ficar centralizadas em uma ou outra organização", diz Monteiro Filho.
Outra preocupação da Abrapia é com o aumento de casos de pedofilia na Internet. Boa parte das queixas é também de reclamações contra programas de TV que, segundo os denunciantes, exploram a erotização infantil.


Esta coluna é elaborada em parceria com a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, rua Lisboa, 224, Jardim América, CEP 05413-000, tel. (011) 881-0699. E-mail: info@fundabrinq.org.br
Home page: www.fundabrinq.org.br
Seja uma Empresa Amiga da Criança



Texto Anterior: PF ajudará a investigar atuação de angolanos na chacina no Rio
Próximo Texto: Fundação Abrinq premia prefeituras
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.