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Pronto-socorro do HC terá mudança
DA REPORTAGEM LOCAL
A segunda parte da mudança
no atendimento do Hospital das
Clínicas de São Paulo será realizada no pronto-socorro.
Segundo o superintende do
hospital, José Manoel de Camargo
Teixeira, a idéia é, primeiramente,
separar fisicamente os casos graves -como fraturas- que chegam à atual área de urgências e
emergências, dos simples .
O paciente com gripe e dor de
cabeça, por exemplo, será atendido em uma área à parte. Hoje, a
porta de entrada é a mesma.
Aqueles que sofrem de problemas que não demandam atendimento complexo receberão o primeiro atendimento, mas também
uma orientação para, na próxima
vez, buscar um dos 387 postos de
saúde gerenciados pela prefeitura.
O hospital calcula que dos
45.830 atendimentos mensais no
PS, cerca de 400 por dia, 12.000
por mês (26%), poderiam ser resolvidos na unidade básica.
A idéia é fazer a mudança neste
trimestre. O superintendente reafirmou a intenção do hospital de,
já neste mês, extinguir o número
de telefone da unidade que permite aos próprios pacientes marcarem suas consultas. Cerca de
20.000 ligações telefônicas sobrecarregam o sistema de atendimento todos os dias, mas a maioria não resulta em atendimento.
A prefeitura, que controla todas
as unidades básicas, informa que
não há prazo para a mudança no
atendimento do hospital e que espera que a unidade não tome medidas precipitadas. Há déficit de
médicos nos postos de saúde e o
município planeja contratar 900
profissionais mediante concurso.
Teixeira, contudo, disse que serão feitas reuniões neste mês para
acertar o novo sistema. O hospital
tem autonomia para fazer mudanças no agendamento e não
tem ainda suas vagas controladas
pelo município.
(FABIANE LEITE)
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