São Paulo, sábado, 07 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo do RJ pede expulsão de oficiais ligados ao tráfico

DA SUCURSAL DO RIO

O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, pediu ao Tribunal de Justiça a expulsão de oito oficiais da Polícia Militar acusados de crimes e associação com traficantes.
Os PMs foram investigados em cinco processos distintos pela corregedoria. O caso mais antigo, de 2002, envolve um tenente-coronel que comandava o Getam (Grupamento Especial Tático Móvel).
No Rio, por lei, os oficiais da PM (tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel) só podem perder a patente com aval da Seção Criminal do TJ.
Beltrame pediu a expulsão de três tenentes, quatro capitães, um major e do tenente-coronel José Carlos Dias de Azevedo. Este último, diz o relatório encaminhado ao TJ, foi conivente em uma tentativa de acordo com o tráfico da favela Cidade de Deus (Jacarepaguá) em que os policiais se comprometeriam, em troca de um suborno de R$ 120 mil, a reduzir as operações do Getam ali. A Folha não localizou o advogado dele.
Nos outros casos, os policiais se confundem com bandidos. Em um deles, dois capitães são acusados de roubar em 2004 caixas eletrônicos na Comlurb (órgão de limpeza urbana).


Texto Anterior: PF prende acusado de gerir finanças de grupo de Abadía
Próximo Texto: Walter Ceneviva: Bom vínculo da Justiça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.