São Paulo, terça-feira, 07 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Saiba compensar a perda de líquidos

da Reportagem Local

Tontura, queda de pressão e cansaço extremo são sintomas que o folião está arriscado a experimentar durante os dias de festa. A recomendação é que se tome muito líquido para hidratar o organismo e evitar que a festa acabe mais cedo. Cerveja não conta.
Pular durante horas no meio de uma multidão faz com que o organismo perca o dobro do líquido que costuma liberar.
Junto com ele, vão embora sais minerais que são muito importantes para manter a pressão normal e o bom funcionamento do corpo. A produção de energia cai, e o corpo fica cansado.
Para evitar essa situação, tenha sempre em mãos uma garrafinha de água mineral e vá tomando aos poucos à medida que o organismo pedir, ou seja, quando sentir sede. A água é também responsável pelo controle da temperatura do corpo.
Água-de-coco é uma excelente opção, já que tem pouca gordura e contém sais minerais e açúcar em quantidade para hidratar sem excessos.
Segundo a nutricionista Tânia Rodrigues, o folião deve tomar, no mínimo, dois litros de líquidos por dia -sendo, pelo menos, um litro de água. Sucos de frutas e bebidas isotônicas (que têm em sua composição sais e açúcar) podem completar a necessidade diária de líquidos durante as festas.
A cerveja não entra nessa conta. Isso porque ela é uma bebida diurética e, em vez de hidratar, pode acabar desidratando a pessoa.
Também é preciso tomar cuidado com as bebidas estimulantes, que contêm cafeína em alta concentração. Elas estimulam o cérebro, causando uma falsa sensação de energia, mascarando o cansaço.
Do ponto de vista clínico, podem fazer com que o folião passe do seu limite físico, o que poderia causar cansaço excessivo no dia seguinte. Essas bebidas também alteram o ritmo normal do sono.



Texto Anterior: Catar latinha rende R$ 15 por noite
Próximo Texto: Pernambuco: Cortadores de cana viram reis no encontro dos maracatus
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.