São Paulo, quarta-feira, 07 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Houve queda de granizo e de árvores; o Metrô reduziu a velocidade dos trens

Chuva deixa 29 pontos alagados

Marlene Bergamo/Folha Imagem
Vista da avenida São João (região central) às 17h30 de ontem


DA REPORTAGEM LOCAL

Congestionamento, queda de árvores e de granizo marcaram a tarde de ontem em São Paulo. A chuva, que atingiu a cidade durante toda a tarde, resultou em 29 pontos de alagamento, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Toda a cidade ficou em estado de atenção. A região mais afetada foi a sul, onde houve uma precipitação média de 45,3 mm -em Santo Amaro, o índice foi de 79,5 mm. A precipitação média na cidade foi de 23,6 mm (1 mm é igual a 1 litro por 1 m2). Moema, na zona oeste, foi o local mais atingido pela chuva de granizo.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 142 km de congestionamento na capital às 19h. No mesmo horário, o órgão recebeu 226 solicitações de conserto de semáforos. Em média, o congestionamento é de 100 km entre as 17h e as 20h e as reclamações relacionadas a semáforos ficam em torno de 130.
Mesmo quem optou pelo metrô sentiu o impacto da chuva. Os trens funcionaram com velocidade menor do que o normal nas linhas 1 (azul, sentido Tucuruvi-Jabaquara) e 3 (vermelha, sentido Barra-Funda-Itaquera). Segundo a assessoria, a redução de velocidade é um procedimento normal nos dias de chuva forte.
O Corpo de Bombeiros adotou, a partir do meio-dia, um esquema especial: 20 veículos foram distribuídos em dez pontos, para atender aos chamados mais rapidamente. Foram registrados 19 locais de enchente e seis quedas de árvores. Não houve vítimas.

Feriado
A previsão do CGE é de mais chuva hoje e amanhã, também no período da tarde. Para o feriado prolongado, as previsões também são de chuva, porém mais leve.
Segundo o meteorologista Sergio Calbert, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as pancadas de chuva diminuem na sexta. No sábado, deve cair uma chuva fina durante todo o dia. A previsão abrange a capital e toda a faixa leste do Estado. No interior, os dois dias devem ser ensolarados.


Texto Anterior: Ambiente: Qualidade das praias de SP piora em 2003
Próximo Texto: Mortes em série: Polícia quer mais 1 mês para inquérito do zôo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.