UOL


São Paulo, sábado, 07 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTES

Medida começou a valer ontem, antes mesmo de a prefeitura saber como vai fazer o pagamento dos operadores

Marta vai subsidiar a passagem de idosos

SIMONE IWASSO
DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeita Marta Suplicy anunciou ontem que perueiros e empresários de ônibus vão passar a ser remunerados pelos passageiros idosos transportados. A medida é uma tentativa de normalizar o atendimento a pessoas mais velhas, que, por terem direito a passagem gratuita, têm o embarque recusado por peruas, ônibus e microônibus, que não recebem nada por transportá-los.
O anúncio pegou de surpresa a Secretaria de Transportes, que não sabe como vai funcionar o pagamento nem de onde a verba será retirada. Segundo o secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, a decisão começou a valer ontem, mesmo sem um texto oficial da medida.
O secretário informou que a prefeita estuda a possibilidade de assinar um decreto, mas ainda está em estudo uma forma de implantação dos pagamentos.
"Teremos alguns dias de transição para decidir como vai ser feito o pagamento. O importante é que a decisão está tomada. Falta apenas saber como vai ser até a assinatura dos novos contratos."
No contrato para a implantação do novo sistema já está prevista a remuneração por todos os passageiros transportados, inclusive as gratuidades- como idosos e estudantes- e as baldeações no sistema. A assinatura do novo projeto deverá ocorrer em duas semanas, segundo o secretário.
Até lá, mulheres acima de 60 anos e homens com mais de 65, que atualmente têm dificuldades em embarcar nas peruas, ônibus e microônibus, devem ter a passagem subsidiada.
A prefeitura já cedeu aos perueiros anteriormente. No dia 23 de maio, houve redução de até 38% do valor das multas a que estão sujeitas as peruas por irregularidades, como atraso nas linhas e viagens com portas abertas.
Marta também já havia reduzido em 50% a taxa de administração paga pelas lotações e exigido que elas passassem a cadastrar os idosos transportados.
De acordo com a SPTrans, a instalação da catraca eletrônica em todos os veículos, que poderia funcionar com um bilhete específico para os idosos, ficará pronta até dezembro.
Até lá, afirma Tatto, uma das opções seria fazer o pagamento por estimativa de idosos transportados. No entanto, a administração pode enfrentar dificuldades no cálculo do número de passageiros.
"São cerca de 600 mil idosos em São Paulo. Temos 350 mil cadastrados, mas não sabemos dizer quantos utilizam regularmente o transporte público", afirmou.


(Colaborou o "AGORA")


Texto Anterior: Infância: Rio Grande do Norte cria código de conduta para prevenir o turismo sexual
Próximo Texto: 10% das linhas alteradas estão em estado crítico
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.