São Paulo, segunda-feira, 08 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Número de casos cresce 97% em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

O total de casos confirmados de dengue na capital paulista já é 97% maior do que o verificado em todo o ano passado. É a pressão dos casos "importados", de pessoas que adquiriram o vírus em outras cidades, principalmente no Rio, que explica o crescimento.
Até a última semana, dos 1.201 casos registrados, apenas 40 eram autóctones (contraídos no município). Em 2001, houve 609 casos confirmados -300 importados e 309 contraídos na cidade.
São Paulo, no entanto, ainda não tem informações precisas sobre a infestação pelo mosquito, pois não mede o índice de Breteau. A prefeitura informou que, no momento, prioriza a busca de criadouros nas regiões em que aparecem doentes, principalmente a zona norte da cidade.
O município está se estruturando para começar a fazer o trabalho nos próximos meses, informou o secretário da Saúde, Eduardo Jorge, anteontem, quando acompanhou mutirões na zona norte da cidade.
A prefeitura priorizou as visitas de orientação aos domicílios. No ano passado, foram 2,1 milhões. Segundo Jorge, a prefeitura ultrapassou sua meta. "Não quer dizer que a gente não tenha levantado o número de focos. Só que não fizemos de uma maneira tão precisa, mas por uma visão aproximada".
O levantamento do número de focos não permite à prefeitura ter certeza de que suas ações tenham a eficácia esperada. "Mas dá para ter uma idéia de que funciona pelo baixo número de casos [autóctones" que temos", diz Jorge.



Texto Anterior: Saúde: Municípios combatem a dengue "no escuro"
Próximo Texto: Seis regionais reduzem equipes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.