São Paulo, segunda-feira, 08 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seis regionais reduzem equipes

DA REPORTAGEM LOCAL

No ano em que o país registra a epidemia mais letal de dengue, seis das 24 regionais de saúde do Estado de São Paulo reduziram as equipes que atuam no combate ao mosquito.
O levantamento, concluído pela Sucen (Superintendência do Controle de Endemias) no dia 15 passado, compara dados coletados no fim do primeiro trimestre de 2001 com os de janeiro deste ano.
As equipes dessas regionais respondem pelo combate à dengue em 37,5% dos 645 dos municípios paulistas.
Reduziram as equipes de combate as regionais de Araçatuba (15%), Franca (21%), Presidente Prudente (6%), Registro (9%), São João da Boa Vista (8%) e São José do Rio Preto (7%).
Em todas essas regiões, exceto Registro, há casos da doença.
Apesar da redução nessas regiões, o número total de funcionários no Estado aumentou de 5.892 para 7.312.
Os cortes nas equipes atingiram os funcionários da área operacional, que fazem o trabalho de atendimento direto à população.
As explicações do governo para a redução de funcionários são de ordem burocrática.
Entre os motivos está o impedimento jurídico para efetuar contratações emergenciais e a necessidade de reduzir gastos com pessoal para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Algumas prefeituras substituíram os agentes do combate à dengue pelo pessoal do Programa de Saúde da Família, que passaram a acumular mais essa função.



Texto Anterior: Número de casos cresce 97% em SP
Próximo Texto: Sucen prevê ampliar ação em junho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.