São Paulo, domingo, 08 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nos EUA, teste de controlador é criterioso

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Criteriosos na seleção de controladores de tráfego aéreo, os EUA exigem formação superior do candidato civil. A FAA (agência reguladora da aviação civil americana) reconhece 14 universidades para formação nessa área.
O governo limita em 30 anos a idade para admissão, e a aposentadoria é compulsória aos 56 anos. O candidato não pode ter antecedentes criminais.
O controlador, concursado, passa por treinamento e opta pela carreira de controle de tráfego no ar ou em terra (aeroportos). Inicialmente, ganha US$ 10 mil mensais.
O profissional que opta por controle aéreo começa o treinamento como controlador-assistente e faz preparação nas torres de comando. Depois, passa por um período de adaptação, simuladores, aulas e treinamento para obter o diploma. Os que optam pelo controle em terra passam por processo semelhante para se especializar em autorização de vôo, entre outras atividades.


Texto Anterior: Universidades privadas vão formar controladores de vôo
Próximo Texto: Danuza Leão: Compreender, sim, mas até onde?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.