São Paulo, segunda-feira, 08 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA
Terceiro Comando e Comando Vermelho disputam morro
"Guerra" entre traficantes deixa pelo menos um morto no Rio

ANA WAMBIER
free lance para a Folha


Uma guerra entre duas facções rivais do tráfico de drogas no Rio -o Terceiro Comando contra o Comando Vermelho - deixou um morto. O conflito, que durou a madrugada inteira de domingo, aconteceu no morro dos Prazeres, no bairro de Santa Teresa, no centro da cidade.
Um grupo de aproximadamente 20 traficantes -segundo a Polícia Civil- ou 100 -de acordo com testemunhas- fez um cerco ao morro dominado pelo Comando Vermelho.
Os traficantes do Terceiro Comando vieram de quatro morros: Serrinha, em Madureira (zona norte), São Carlos, no Estácio (centro), Querosene, no Rio Comprido (zona norte), e Adeus, em Bonsucesso (zona norte).
Eles tentavam dominar o tráfico de drogas do morro dos Prazeres e teriam invadido a favela por várias entradas. Estavam armados com pistolas e fuzis e usavam rádios transmissores.
O chefe do tráfico do morro dos Prazeres, Marco Antônio Pereira Firmino da Silva, 30, conhecido como My Thor, foi preso na sexta-feira no morro Santo Amaro, no Catete (zona sul). Ele dominava o tráfico nos morros dos Prazeres, Santo Amaro e em quatro outras favelas cariocas. Seu sucessor seria o traficante Playboy.
Durante a invasão, que começou por volta das 2h, houve troca de tiros. O mecânico Marcos Silva de Negreiros, 20, que subia o morro na garupa de uma moto para o baile funk promovido pelo tráfico na quadra dos Prazeres, morreu com um tiro.
Segundo os moradores, os traficantes do Terceiro Comando invadiram a quadra atirando e agredindo os funkeiros com socos e pontapés. Gritavam que era para aprender e não voltar mais ao baile no morro. Segundo a PM, a quadra estava cheia, com quase 2 mil pessoas.
Os invasores do Terceiro Comando fugiram atravessando o morro pela mata até o Cosme Velho (zona sul). Lá, fecharam a saída de uma das bocas do túnel Rebouças, no trecho que vai do Cosme Velho para o Rio Comprido (zona norte). Eles pararam o trânsito e roubaram pelo menos dez carros. Quatro já foram encontrados pela polícia.
O taxista Marcelo Carneiro de Oliveira, 31, que teve o carro recuperado, disse que cerca de 50 traficantes, todos de trajes pretos e alguns camuflados, renderam os motoristas e fugiram.
Três outros carros já foram recuperados: uma Kombi e dois Gols. A perícia encontrou mancha de sangue em um dos Gols.
O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar entrou no morro por volta das 4h, mas não prendeu ninguém. Os policiais ficaram na favela até 14h30. Duas horas depois da saída da polícia, os traficantes do Comando Vermelho voltaram a tomar posse do morro.
Na tarde de ontem, a polícia chegou ao nome de um dos responsáveis pela operação: o traficante conhecido como Gan-Gan. Ele ainda não foi preso.


Texto Anterior: Livros Jurídicos - Walter Ceneviva
Próximo Texto: Justiça: Brasileiro pode ser condenado à morte em corte californiana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.