São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997.



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Rótulo ajuda na hora da compra

especial para a Folha

A colocação de rótulos especiais -a exemplo do que acontece nas prateleiras dos EUA- em todos os produtos alimentares poderia ajudar o consumidor a saber exatamente o que ele está comprando.
Os "'nutritional facts" (ou fatos sobre a nutrição) presentes nos rótulos norte-americanos trazem de forma clara todos os componentes do produto. Lá estão a quantidade de gordura, carboidratos (açúcares), proteínas etc.
A composição química vem sempre acompanhada de um cálculo simples das calorias estimadas para determinada quantidade do produto. Assim, uma fatia de torrada traz, por exemplo, 20 calorias. Uma barra de chocolate representa 250 calorias etc.
Dessa forma, o consumidor pode calcular o número de calorias ingeridas e também evitar os alimentos que contêm nutrientes que ele não pode consumir.
A portaria do Ministério da Saúde exige especificações nos rótulos dos produtos diet e light.
Monica Beyruti acredita que a maior parte das indústrias está se mobilizando para atender a essas especificações.
Outros termos usados nos alimentos como "low" (baixo) e "no", "free" ou "zero" (isentos) também são usados para demonstrar redução ou ausência de determinados nutrientes.
O Ministério da Saúde deve lançar uma nova portaria, nos próximos meses, que vai deixar mais clara a questão dos produtos dietéticos. (JB)





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