UOL


São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INVERNO

Para a temporada, cidade adota esquema que inclui lombadas, aumento de fiscalização e restrição a veículos pesados

Campos do Jordão tenta melhorar trânsito

LUCIANA ARARIPE
FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

A Prefeitura de Campos do Jordão está implantando um esquema especial de tráfego nas principais ruas e avenidas da região central, que inclui lombadas convencionais e eletrônicas, aumento da fiscalização e restrição ao tráfego de veículos pesados, a fim de evitar o tradicional caos no trânsito durante a temporada de inverno.
Serão instaladas duas lombadas eletrônicas no trecho entre os bairros Abernéssia e Jaguaribe, haverá aumento do número de fiscais de trânsito de 14 para 30 e proibição de carga e descarga de caminhões entre 11h e meia-noite em algumas vias da região central.
A prefeitura já restringe a circulação de ônibus -principalmente os que levam turistas de um dia- aos domingos, quando a cidade recebe até 180 ônibus. Os veículos são retidos em um estacionamento na entrada da cidade.
Durante a temporada, é comum o motorista demorar até uma hora para percorrer um trecho de 5 km, principalmente entre a entrada da cidade e o bairro do Capivari, o mais frequentado.
"É uma forma de evitar congestionamentos e dar ao turista mais locais para estacionar o carro", explicou o diretor do DSV (Departamento do Sistema Viário), Rodrigo Machado Cintra.
Na temporada, Campos do Jordão recebe, em média, 500 mil veículos -40 vezes a frota do município, que é de 12.384, de acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Mapeamento do DSV apontou que os principais pontos críticos estão nas avenidas Frei Orestes Girardi, Emílio Ribas, Januário Miráglia e José Oliveira Damas.
O problema viário fez com que, segundo o órgão, aumentasse 40% o número de estacionamentos pagos na cidade nos últimos dois anos. "Vamos trabalhar para melhorar a fluidez do trânsito, o que é um desafio. Congestionamentos são difíceis de eliminar, mas o importante é ao menos manter a fluidez", disse Cintra.
Além de instalar duas lombadas eletrônicas -que são dotadas de equipamentos que medem a velocidade dos carros-, a prefeitura também está regularizando a situação das lombadas comuns existentes no município.
A regularização visa atender ao que dispõe o Código de Trânsito Brasileiro, em vigor desde janeiro de 98. "Havia 35 lombadas, mas 11 foram retiradas. As 24 restantes estarão regularizadas até a temporada", afirmou Cintra.
A questão do trânsito caótico na cidade, que dispõe de poucas vias de circulação no centro, é também o principal ponto do novo Plano Diretor, aprovado há pouco mais de um mês pela Câmara.
Para a dentista Ana Maria Moreira, 47, paulistana, como a maioria dos turistas que vão a Campos do Jordão, o trânsito da cidade é problemático. "Sempre procuro um hotel próximo à praça do Capivari. Assim, lembro do carro apenas quando quero ir passear no Horto Florestal", afirmou. Segundo a estudante paulistana Renata Machado dos Santos, 23, o trânsito atrapalha, mas "dá para conviver" com o problema.


Texto Anterior: Ensino superior: 463 mil alunos fazem hoje último provão "tradicional"
Próximo Texto: Saúde: Causa de dor de cabeça pode estar na boca
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.