São Paulo, domingo, 08 de junho de 2008

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Noite paulistana entra na rota dos clubes noturnos globalizados

Importação de casas noturnas é realidade no Brasil, diz um dos sócios da Pacha, cuja matriz é na Espanha e que tem franquias em Nova York e Buenos Aires

GUSTAVO FIORATTI
DA REVISTA DA FOLHA

O Brasil entrou na rota dos clubes que espalham pelo planeta um jeito globalizado de diversão. A noite paulistana continua pródiga em endereços que encontram similares em Nova York, Paris, Tóquio e outros destinos.
"O Brasil é, há muito tempo, um grande comprador de DJs. Mais cedo ou mais tarde, essa importação de marcas de casas noturnas ia acontecer", diz um dos sócios da Pacha São Paulo, Paulo Zegaib.
Um dos clubes mais conhecidos do mundo, a Pacha, que nasceu em Ibiza, na Espanha, abre suas portas hoje em 21 cidades. "O grupo Sirena ia inaugurar um clube grande em São Paulo para 2.500 pessoas. Resolvemos comprar a marca da Pacha quando notamos que ela estava se espalhando pelo mundo", conta Paulo.
E a concorrência global também se acirra em terras paulistanas. O Buddha Bar, misto de restaurante e lounge, desembarcou por aqui em dezembro do ano passado, embalado pelo sucesso parisiense. Na mesma época, direto de Miami, chegou o clube Mynt.
Para trazer a Pacha para São Paulo, o grupo Sirena teve de submeter seu projeto aos critérios da matriz espanhola. Segundo o grupo Sirena, a franquia custa, por ano, 50 mil.
O caso da Mynt, com lotação para 600 pessoas, faz valer a mesma tendência em proporções reduzidas. A sede em Miami não tem a vocação para exportação, mas um brasileiro tomou a iniciativa de reproduzir o nome e o conceito da casa em São Paulo."Essa importação de casas noturnas acontece porque muita gente que freqüenta a Mynt de São Paulo conhece a de Miami", diz Fabiano Gomes, sócio da casa.
No caso da Pacha, a principal diferença é no bolso. Em Nova York, uma água custa R$ 9,78, contra R$ 5, em Buenos Aires e R$ 6, em São Paulo. Já o valor do cosmopolitan é o mesmo, seja no clube paulistano, seja no nova-iorquino (R$ 22).


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