São Paulo, quinta-feira, 08 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senado aprova nova legislação para o lixo

Texto busca acabar com lixões a longo prazo

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

O Senado aprovou ontem projeto de lei que cria a política nacional de resíduos sólidos, com regras para manejo de lixo e resíduos. O texto vai à sanção presidencial.
Pelo projeto, empresas, consumidores e os responsáveis pelo descarte do lixo terão de implementar uma rede de coleta com reaproveitamento, reciclagem ou destinação final dos produtos para evitar que sejam depositados em ruas, rios ou lixões.
O projeto estabelece obrigações a consumidores, comerciantes e fabricantes, mas impõe às fábricas a necessidade de recolher os "resíduos remanescentes" após o uso. Todos estarão sujeitos a penalidades da Lei de Crimes Ambientais caso não destinem corretamente os produtos após o consumo.
Os fabricantes de produtos com maior degradação ambiental -agrotóxicos, pilhas, lâmpadas fluorescentes e eletroeletrônicos- ficam obrigados a implementar sistemas que permitam o recolhimento dos produtos após usados pelos consumidores.
Indústrias também têm que produzir embalagens que "propiciem a reutilização ou a reciclagem". O objetivo do projeto é acabar, a longo prazo, com os lixões e obrigar municípios e empresas a criar programas de manejo e proteção ambiental.
Estados e municípios terão dois anos para apresentar um plano de manejo de resíduos sólidos. Só depois disso, poderão receber verbas da União para empreendimentos ligados ao tema.


Texto Anterior: Câmara aumenta multa para entulho
Próximo Texto: Senado: Avança lei que pune quem fala mal de pai e mãe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.