São Paulo, quarta, 8 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Modelo gaúcho pode ser "exportado', diz ONU

ANDRÉ LOZANO
da Reportagem Local

O chefe de operações do Programa das Nações Unidas para o Controle Internacional de Drogas (UNDCP), Giovanni Quaglia, disse que o modelo desenvolvido em Porto Alegre de prevenção ao uso de drogas no trabalho e na família poderá ser estendido a outros países da América do Sul.
"Em vista de que os resultados foram positivos, a idéia é estender a experiência de Porto Alegre a outros países do Cone Sul", afirmou Quaglia.
O programa implantado em Porto Alegre, com o apoio da ONU, atingiu mais de 45 mil trabalhadores da indústria do Estado.
"O sucesso do projeto é inegável: atingiu quase 50 mil trabalhadores em 38 empresas e cinco escolas profissionalizantes do Rio Grande do Sul, enquanto a meta era de 25 mil trabalhadores e 30 empresas. Agora, é importante replicar esse modelo para todo o Brasil e outros países", disse o representante do UNDCP no Brasil, José Manuel Martínez-Morales.
Segundo Quaglia, o Brasil tem uma situação "similar" a dos países onde "há crescimento do consumo de drogas".
O chefe de operações do UNDCP aprovou a criação da Secretaria Nacional Antidrogas, cujo responsável será o juiz Walter Fanganiello Maierovitch.
"Foi uma iniciativa excelente porque demonstra uma vontade política do governo de levar o tema da droga muito próximo do presidente da República."
Para Quaglia, "a prevenção moderna é tomar consciência de que o problema da droga é de todas as esferas da sociedade." "Todo mundo tem de contribuir para melhorar a situação", completou.
Programa da ONU
O UNDCP foi criado em 1990 pela Assembléia Geral das Nações Unidas para coordenar o planejamento e a aplicação de estratégias internacionais contra a produção, o tráfico e o consumo de drogas.
Esse programa da ONU tem 21 escritórios no mundo e atua em parceria com agências internacionais, grupos comunitários e organizações não-governamentais.
No Brasil, o UNDCP investiu mais de US$ 16 milhões em projetos de prevenção de drogas e na repressão ao narcotráfico.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.