São Paulo, quarta, 8 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reitores discutem diretrizes hoje

da Reportagem Local

Um grupo de reitores de instituições de ensino federais se reúnem hoje para discutir algumas diretrizes a serem apresentadas para a comissão nacional que vai discutir os critérios de avaliação.
A avaliação dos docentes e das instituições consta do projeto de lei aprovado no Congresso que concedeu reajustes aos professores das universidades federais.
Segundo Artur Obino, assessor da diretoria da Andifes, será elaborada uma minuta com sugestões que serão apresentadas na primeira reunião da comissão nacional. Participam da comissão representantes dos dirigentes, do MEC e dos professores.
"Uma parte do projeto aprovado é clara e define uma pontuação por hora-aula dada por um professor. Não há o que discutir. Mas existe outra parte que é variável, que se refere justamente aos critérios para se avaliar extensão e pesquisa",diz Obino.
Precisa ser definido, por exemplo, se a avaliação será feita por área do conhecimento ou por departamento. "Esses critérios têm de ser cuidadosos para que as especificidades regionais sejam respeitadas", diz.
O presidente da Andes, Renato de Oliveira, defende que a discussão sobre a avaliação mobilize o conjunto de universidades brasileiras, e não apenas as federais.
"É preciso pensar critérios gerais", diz Oliveira.
Os integrantes da Andes deverão se reunir para discutir a questão na semana que vem.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.