São Paulo, sexta, 8 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"AFA" não engole versão de bomba no Fokker

BARBARA GANCIA
Colunista da Folha

Volto a bater na mesma tecla: se não foi o professor Leonardo Teodoro de Castro quem colocou a bomba no avião da TAM, quem terá sido?
O digníssimo senhor Pedro Lobato, vice-presidente da Associação dos Tripulantes da TAM, pode escrever quantas cartas quiser ao Painel do Leitor deste jornal desqualificando o relatório da ATA (Air Travellers Association), a empresa norte-americana que colocou a segurança da TAM abaixo de pó de traque e que, diga-se, é aprovada pelo rigoroso FAA, o DAC dos EUA.
Pode, também, o comandante Rolim distribuir em seus aviões quantas cartas do presidente bem entender criticando a ATA e a "mídia", que questiona a segurança da TAM e seus méritos como "empresa do ano".
Mas, por mais que tentem, eles não conseguirão abafar a voz de quem realmente entende do riscado.
Eu explico: o comandante Rolim e seu escudeiro bem sabem da existência de uma entidade chamada AFA.
A AFA nada tem a ver com a ATA, uma empresa séria, que há muitos anos presta serviços a agentes de viagem e passageiros em todo o mundo.
Trata-se da Associação dos Fofoqueiros da Aviação, velha conhecida dos pilotos tapuias, que funciona informalmente em aeroportos e hangares.
O comandante Rolim e seu fiel escudeiro também sabem que pilotos profissionais não costumam criticar empresas aéreas abertamente, por estarem sujeitos a represálias.
Mas, desde o acidente do rombo no Fokker, tenho conversado com vários e destacados membros da AFA. E nenhum deles, repito, nenhum engoliu a versão da bomba.
É só especulação, claro. Mas me parece significativo que profissionais tarimbados, com milhares de horas de vôo nas costas, repudiem em coro a versão do explosivo.
Sabe-se que especialistas da Fokker estão acompanhando as investigações do acidente no avião em que viajava o professor Leonardo. Mas, seja qual for a conclusão a que eles chegarem -e chegarão a uma conclusão irrefutável- não a tornarão pública, posto que o interesse deles é técnico.
Diante de tantas dúvidas, não seria uma medida saudável o comandante Rolim se dispor a publicar, na íntegra, todos os documentos relativos ao acidente -inclusive os do pessoal da Fokker?


QUALQUER NOTA

E a competência?
A carta enviada pelo sr. Dick Santos, presidente da Associação Brasileira de Negros Progressistas, contendo críticas à coluna "Pitta deveria renunciar antes de ter um treco" me ensinou que, de hoje em diante, só devo votar em imigrante italiano, torcedor do Santos. Sinta só um trecho: "Não adianta tentar colocar o Pitta contra a parede, pois somos 8 milhões de negros prontos para reelegê-lo".

O máximo
Li as provas do livro "Cazuza - Só As Mães São Felizes", depoimento de Lucinha Araújo à Regina Echeverria, que será lançado em Sampa no dia 20, e só posso sugerir que o leitor corra para comprar.

Mácula
Alô, João Havelange! Que coisa mais feia, sô!

E-mail barbara@uol.com.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.