São Paulo, sexta, 8 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DF tem 9 casos e 12 suspeitas

LUCAS FIGUEIREDO
da Sucursal de Brasília

Depois de três anos sem acusar infecções de sarampo, o Distrito Federal registra 9 casos confirmados da doença e 12 suspeitas.
Segundo o diretor do Cenepi (Centro Nacional de Epidemiologia do Ministério da Saúde), Jarbas Barbosa, o foco de sarampo no DF foi detectado com rapidez, o que irá ajudar a deter sua expansão.
Ele diz que o surgimento desse foco da doença reforça a necessidade de os pais levaram os filhos menores de 5 anos aos postos de vacinação em todo o país no próximo dia 16 (sábado), na primeira etapa da campanha nacional de multivacinação.
O Ministério da Saúde espera vacinar mais de 18 milhões de crianças. Serão aplicados 30,81 milhões de doses de vacinas contra poliomielite, tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo), DPT (difteria, tétano e coqueluche), sarampo e febre amarela.
Segundo o ministro da Saúde, Carlos Albuquerque, a campanha do dia 16 é a maior dos últimos dez anos. A segunda etapa da multivacinação será no dia 18 de outubro.
Na região Norte e nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as crianças maiores de seis meses vão receber doses contra febre amarela. Na Bahia, no Ceará e no Rio Grande do Sul, haverá vacinação da tríplice viral.
No dia 16, crianças que estiverem com o cronograma de vacinas atrasado também poderão colocá-lo em dia.
O jogador Ronaldinho, da Inter de Milão, será o garoto propaganda da campanha publicitária.
Em uma das peças, o jogador aparece em uma cadeira de rodas enquanto uma voz ao fundo questiona: "Imaginem se os pais desse rapaz tivessem esquecido o dia da vacinação".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.