São Paulo, terça-feira, 08 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

SÃO PAULO
Instituto reconhece comunidade do litoral como remanescente de quilombo

O Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) publicou na sexta-feira, no "Diário Oficial" do Estado, um relatório antropológico reconhecendo a comunidade de Caçandoca, em Ubatuba, no litoral norte, como remanescente de um quilombo.
O relatório vai permitir que o governador Mário Covas (PSDB) reconheça, por meio de decreto, os moradores do local como proprietários definitivos da área. Hoje, 34 supostos proprietários, entre empresas e pessoas físicas, reivindicam a posse de partes da região.
A área, que tem uma extensão de 890 hectares, é ocupada por 17 famílias de descendentes de escravos e engloba parte das praias do Pulso, Saco da Raposa e Saco da Banana.
Segundo o Itesp, o lugar era ocupada no século 19 por uma fazenda de café que usava trabalho escravo.
"A comunidade de Caçandoca contatou o Itesp em julho de 1998, pedindo o reconhecimento que conseguimos agora", disse a antropóloga Alessandra Schmitt, que coordenou o trabalho ao lado de técnicos da área de recursos fundiários do Itesp.
Por meio do Itesp, as comunidades de descendentes de escravos recebem assistência técnica agropecuária e florestal.
Segundo a antropóloga, o relatório vai solucionar uma série de ações judiciais em torno da posse da terra no local.
Há, atualmente, 25 comunidades remanescentes de quilombos identificadas no Estado de São Paulo -20 delas estão no Vale do Ribeira.
De hoje até o dia 13, representantes dessas comunidades estarão participando do projeto "Revelando São Paulo", que reproduz no Parque da Água Branca, em São Paulo, um quilombo de 40 metros. Também haverá a exposição de cerca de 300 peças de artesanato.
(DA FOLHA VALE)



Texto Anterior: Gerente do circo afirma que pretendia doá-los
Próximo Texto: Congresso internacional de gastro em SP alerta para riscos da doença do refluxo
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.