São Paulo, terça-feira, 08 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Congresso internacional de gastro em SP alerta para riscos da doença do refluxo

Dores intensas no peito podem ser sintomas de problemas do esôfago, não do coração. O alerta dos médicos coincide com um aumento do número de casos de um mal conhecido como Doença do Refluxo Gastroesofágico. Nos EUA, estima-se que a doença afete cerca de 15 milhões de pessoas.
A doença e a importância do diagnóstico correto serão temas do 7º Congresso Internacional de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva que acontece de 10 a 12 deste mês no Centro de Convenções Rebouças (SP).
A doença pode se manifestar também por dores de garganta, tosse, asma e até pneumonia. Quando não tratada, pode evoluir para um câncer do esôfago.
Nas vítimas da doença -sem causas ainda estabelecidas-, o anel regulador que separa o esôfago do estômago sofre um laceamento, permitindo que porções do estômago se insiram na parte inferior do esôfago, provocando a hérnia de hiato. O ácido gástrico do estômago passa a agir sobre a mucosa do esôfago provocando queimação, podendo levar a perfurações.
"Enquanto assistimos a uma redução das úlceras de estômago nos últimos anos, estamos vendo um aumento dos problemas de esôfago", diz Antonio Atílio Laudanna, presidente do congresso e professor titular de gastroenterologia clínica da Faculdade de Medicina da USP.
Uma novidade do congresso é a realização de um simpósio sobre nutrição. Entre os conferencistas estão Cláudia Oliveira, que falará sobre "vitaminas na prevenção do câncer", e Jocelem Mastrodi Salgado, que abordará os "novos rumos da ciência da nutrição". Jocelem é professora titular de nutrição humana da Esalq-USP de Piracicaba e conhecida por seus trabalhos sobre "alimentação e saúde" e "alimentos funcionais".
(DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Panorâmica: Instituto reconhece comunidade do litoral como remanescente de quilombo
Próximo Texto: Detentos controlam presídio em greve há 5 dias no Ceará
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.