São Paulo, sexta, 8 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOTIM
Presos fazem rebelião em cadeia no litoral de SP

FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos

Presos desencadearam na manhã de ontem uma rebelião na cadeia pública de Itanhaém (a 110 km de São Paulo), no litoral sul do Estado. Às 9h, os detentos da ala par negaram-se a retornar às celas após o banho de sol e exigiram a liberação dos demais, trancados nas celas da ala ímpar.
A superlotação já supera em mais de cinco vezes a capacidade da cadeia, a única de todo o litoral sul. Em 32 vagas estão amontoados 178 presos. Os rebelados querem remoções para outras cadeias e presídios.
O diretor da cadeia, delegado Osvany Zanetta, disse na tarde de ontem que a rebelião é pacífica. À exceção dos 22 presos do "seguro" (cela ocupada pelos jurados de morte), os demais detentos estavam soltos no pátio.
Segundo Zanetta, eles não fizeram reféns nem ameaçavam os presos do "seguro".
Em fevereiro deste ano, os presos da cadeia fizeram o mesmo tipo de protesto e ficaram mais de duas semanas fora das celas, até que as remoções fossem concedidas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.