São Paulo, segunda, 8 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Estado, 90% dos professores foram treinados

do enviado especial

Há dois segredos no sucesso do TV Escola no Piauí, segundo Conceição Marreiros Nunes, coordenadora de Educação a Distância no Estado: treinamento e ausência de opções para o professor se reciclar no interior.
"O professor se agarra com unhas e dentes ao TV Escola porque não existe outra maneira de estudar por aqui", afirma.
Dos 22 mil professores das escolas estaduais e municipais do Piauí, 90% foram treinados, diz Conceição. Funcionou assim: 1.500 diretores, supervisores de ensino e coordenadores pedagógicos foram convocados para três dias de treinamento. São os multiplicadores. Depois de treinados, voltam para suas escolas e repassam o conhecimento.
Para ter de quem cobrar resultados, cada escola tem um responsável pelo TV Escola.
A partir deste mês, o Piauí começa a atacar o problema número dois do TV Escola, na definição de Conceição: a utilização pedagógica dos vídeos.
"Usar o vídeo quer dizer muito pouco. O professor pode estar usando o vídeo errado e queremos corrigir isso", diz. (MCC)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.