São Paulo, terça, 8 de setembro de 1998

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Doutor não traz bom ensino

da Reportagem Local

Embora elogie a criação do provão (Exame Nacional de Cursos) pelo Ministério da Educação -que pela primeira vez trouxe indicadores diretos de qualidade de ensino-, Helena Sampaio critica a forma como essa avaliação atribui notas à titulação e ao contrato de trabalho dos professores.
Com uma análise detalhada dos resultados no provão (1996 e 97) dos cursos particulares de administração, direito e engenharia civil, Sampaio demonstra que não há uma correspondência direta entre o desempenho dos alunos, a titulação e o contrato de trabalho.
O provão dá notas maiores para as faculdades que tenham professores com título de mestre ou doutor e contratos de trabalho em 40 horas semanais ou de dedicação exclusiva.
A nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), de 1996, estabelece, inclusive, que um terço dos professores devem ser mestres ou doutores e ter contratos de mais dedicação à instituição.
Segundo Sampaio, nos cursos avaliados, "a experiência do professor universitário no mercado profissional, em regra, é muito mais relevante para a formação do estudante do que a contingência do professor ter ou não título de pós-graduação stricto sensu".
Quanto ao contrato de trabalho, ela diz que "parece muito pouco provável que professores com uma situação definida e plena de êxitos no mercado de trabalho (como executivos ou advogados de renome) venham a deixar suas ocupações para se dedicarem integralmente às atividades docentes".
"Uma grave consequência dessa escolha (de contratos de 40 horas ou dedicação exclusiva) é o recrutamento de formandos de administração, direito e engenharia civil sem qualquer experiência profissional."
Em resumo: Sampaio mostra que o setor privado de ensino superior do país é extremamente diversificado, inclusive em relação à qualidade do ensino, e cumpre um papel importante em complementar o setor público na expansão da oferta de ensino superior.
Essa diversidade faz com que o estabelecimento de regras gerais para a área por vezes atrapalhe seu desenvolvimento. (FR)


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