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Doutor não traz bom ensino
da Reportagem Local
Embora elogie a criação do
provão (Exame Nacional de
Cursos) pelo Ministério da
Educação -que pela primeira
vez trouxe indicadores diretos
de qualidade de ensino-, Helena Sampaio critica a forma
como essa avaliação atribui
notas à titulação e ao contrato
de trabalho dos professores.
Com uma análise detalhada
dos resultados no provão (1996
e 97) dos cursos particulares de
administração, direito e engenharia civil, Sampaio demonstra que não há uma correspondência direta entre o desempenho dos alunos, a titulação e o
contrato de trabalho.
O provão dá notas maiores
para as faculdades que tenham
professores com título de mestre ou doutor e contratos de
trabalho em 40 horas semanais
ou de dedicação exclusiva.
A nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), de 1996, estabelece, inclusive, que um terço dos professores devem ser mestres ou
doutores e ter contratos de
mais dedicação à instituição.
Segundo Sampaio, nos cursos avaliados, "a experiência
do professor universitário no
mercado profissional, em regra, é muito mais relevante para a formação do estudante do
que a contingência do professor ter ou não título de
pós-graduação stricto sensu".
Quanto ao contrato de trabalho, ela diz que "parece muito
pouco provável que professores com uma situação definida
e plena de êxitos no mercado
de trabalho (como executivos
ou advogados de renome) venham a deixar suas ocupações
para se dedicarem integralmente às atividades docentes".
"Uma grave consequência
dessa escolha (de contratos de
40 horas ou dedicação exclusiva) é o recrutamento de formandos de administração, direito e engenharia civil sem
qualquer experiência profissional."
Em resumo: Sampaio mostra
que o setor privado de ensino
superior do país é extremamente diversificado, inclusive
em relação à qualidade do ensino, e cumpre um papel importante em complementar o
setor público na expansão da
oferta de ensino superior.
Essa diversidade faz com que
o estabelecimento de regras gerais para a área por vezes atrapalhe seu desenvolvimento.
(FR)
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