São Paulo, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTE
Motorista foi liberado após pagar fiança; dois ladrões de carro foram detidos
Perueiro é preso ao fugir de blitz

da Reportagem Local

A GCM (Guarda Civil Metropolitana) prendeu uma dupla de ladrões e um perueiro durante blitze na manhã de ontem nas zonas leste e sudeste de São Paulo, em conjunto com a SPTrans (São Paulo Transportes). Ao todo, 20 lotações foram apreendidas.
A Polícia Militar atuou na mesma região que a fiscalização municipal, mas em pontos diferentes, principalmente na região de São Mateus.
A operação visava verificar a documentação de veículos, mas não foram abordados somente perueiros. Ao todo, 12 pessoas foram autuadas, 57 motoristas fiscalizados e 170 pessoas revistadas, mas a PM não informou por quais crimes ou violações de trânsito ocorreram as autuações.
Após a intensificação da fiscalização, o apoio da população paulistana a esse tipo de transporte caiu. Em outubro de 97, o índice de aprovação aos perueiros era de 79%, hoje está em 65%.
O perueiro Rafael Martinez, 46, foi preso pela GCM após fugir da fiscalização. Durante a fuga, a porta lateral de sua Kombi caiu após ele subir com a perua pela calçada e entrar na contramão.
Martinez transportava seis passageiros, mas nenhum deles se feriu. Ele só parou a Kombi ao ser alcançado pela fiscalização, na esquina da rua Ibitirama com a avenida Ignácio de Anhaia Melo, na Vila Prudente (zona sudeste).
Levado ao 56º DP (Vila Alpina), ele foi autuado em flagrante por infringir a lei de telecomunicações, ao usar um rádio transmissor PX sem autorização. Ele também foi acusado também de direção perigosa e exercício irregular da profissão de motorista, já que sua habilitação era adequada apenas para dirigir carros de passeio.
Martinez foi liberado após o pagamento de uma fiança arbitrada em R$ 50. O rádio PX ficou apreendido na delegacia e a Kombi foi levada pela fiscalização.
Já a prisão dos dois ladrões de carro ocorreu de forma totalmente imprevista. O dono de uma picape S-10 recém adquirida estava saindo com o veículo de sua casa, no Ipiranga (zona sudeste), quando foi rendido por dois assaltantes armados.
Após o assalto, ele abordou guardas metropolitanos que estavam fazendo uma blitz no bairro.
Apesar de não fazerem a função de policiamento, os GCMs pediram para que fosse interrompida a blitz e saíram em perseguição aos assaltantes, que foram presos após baterem a picape contra um caminhão.
Os dois foram autuados em flagrante por roubo no 17º DP (Ipiranga), e a GCM não informou os nomes dos envolvidos. (MO)

Texto Anterior: Máfia da propina: Ministério Público denuncia Maria Helena
Próximo Texto: Pesquisa e medo de prejuízos eleitorais fizeram Covas agir
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.