São Paulo, segunda, 9 de março de 1998

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Números mostram aprovação, diz CET

da Reportagem Local

O presidente da SPTrans (São Paulo Transporte), Francisco Christovam, e o presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Nelson Maluf El-Hage, acreditam que os números da pesquisa Datafolha mostram a aprovação da população à política do prefeito Celso Pitta para o setor.
A assessoria de imprensa do prefeito informou que Pitta não comentaria os números do levantamento e indicou os técnicos para falar sobre o assunto. O secretário municipal de Transportes, Carlos de Souza Toledo, está em férias.
Na opinião do presidente da SPTrans (antiga CMTC), empresa que gerencia o transporte coletivo na cidade de São Paulo, o índice de 5% obtido pelo fura-fila como melhor forma para combater os problemas do trânsito é "uma surpresa agradável".
Segundo ele, o fato de o fura-fila aparecer entre as últimas colocações entre as alternativas apresentadas acontece porque a população "ainda não conhece esse tipo de transporte".
Christovam diz que o fura-fila é "uma resposta mais realista" para melhorar o setor do que o metrô, "um serviço de qualidade, mas muito caro, com obras demoradas e que traumatizam os moradores".
"A partir do momento em que a população conhecer e passar a usar o fura-fila vai tratá-lo como uma solução tanto quanto o metrô", declarou.
O presidente da CET segue o mesmo raciocínio. "O fura-fila é um projeto que a população não conhece e, portanto, não pode ser apontado como solução."
Ambos dizem que a gestão Pitta vem realizando um conjunto de medidas integradas para solucionar o problema do trânsito em São Paulo.
O presidente da CET cita como exemplo os programas de corredores de ônibus e dos terminais de integração e o próprio investimento na malha viária da cidade.
"Independente de projetos como o fura-fila, continuamos investindo em obras no sistema viário porque o cidadão vai continuar usando carro."
São Paulo tem hoje uma frota de aproximadamente 4,7 milhões de carros.



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