São Paulo, segunda, 9 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trânsito rouba 16 dias por ano do paulistano

da Reportagem Local

A pesquisa realizada pelo Datafolha mostra que metade dos paulistanos (48%) perde mais de uma hora por dia no trânsito. Em média, o morador da capital gasta diariamente 88 minutos.
Isso significa que o paulistano perde, em média, 16 dias por ano no trânsito, considerando-se apenas os dias úteis (de segunda a sexta-feira).
A média de tempo gasto no trânsito pelas pessoas que utilizam algum tipo de transporte coletivo é de 80 minutos, subindo para 110 minutos entre os que utilizam automóveis.
A gerente financeira da SBI (Sociedade Brasileira de Inspeção), Maria Auxiliadora Brito, 34, por exemplo, perde pelo menos uma hora e quarenta minutos diariamente para se descolar entre sua casa e a empresa onde trabalha.
Maria Auxiliadora mora no Ipiranga (zona sudeste) e trabalha no bairro Chácara Monte Alegre (zona sudoeste). Sai de casa por volta das 7h toda manhã em sua Parati 97 e, "quando o trânsito está bom", leva cerca de 40 minutos para ir até o seu destino.
Para chegar ao seu local de trabalho, ela tem que percorrer avenidas geralmente sujeitas a congestionamentos ou trânsito lento, como a 23 de Maio, a Rubem Berta e a Washington Luiz.
A dificuldade maior, diz, é o retorno. Ela deixa o trabalho às 18h30, horário considerado crítico pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Ela conta que demora uma hora para retornar porque "desvia dos congestionamentos". "Se eu fosse enfrentar a 23 de Maio e a Rubem Berta no final do dia, demoraria pelo menos umas três horas para chegar em casa."
Tempo perdido
O levantamento do Datafolha mostra ainda que para a maior parte dos entrevistados não houve redução do tempo perdido no trânsito em relação ao mesmo período do ano passado.
Um terço afirma que hoje perde mais tempo do que há um ano e para 31% não houve mudança. Outros 25% afirmam que atualmente perdem menos tempo do que no ano anterior.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.