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Rede agiliza aprendizado na Inglaterra
IRINEU MACHADO
de Londres
Um projeto pioneiro de aprendizado com o uso de computadores
e Internet em escolas primárias está aumentando a rapidez de progresso de alunos no Reino Unido.
O projeto, implantado em 1996
em Bristol (sudoeste da Inglaterra), começa a ser desenvolvido em
outras regiões do país e é o primeiro passo para a intenção do governo britânico de ter todas as suas 32
mil escolas públicas integradas via
computador até o ano 2002.
O nome do projeto é Rede Online de Educação de Bristol. Os alunos de 11 escolas interligadas eletronicamente aprendem suas disciplinas e tiram dúvidas em computadores.
A principal novidade do projeto,
segundo Sally Mlewa, vice-diretora da escola de 1º grau Whitehouse, uma das principais integradas
na rede, é que os alunos a partir de
7 anos aprendem a usar o computador não em aulas específicas sobre as técnicas, mas como um
acessório em todas as suas tarefas.
Na Whitehouse, os principais
progressos verificados foram na
motivação dos estudantes, na rapidez de alfabetização e nos níveis
de leitura. "Tarefas que eles antes
faziam em três horas, são, às vezes, concluídas com sucesso em
metade do tempo", disse Mlewa.
Em uma sala da 6ª série da escola, por exemplo, há um ano, de
um grupo de 30 crianças, só seis
delas tinham um nível de leitura
considerado ideal para seus estágios. No final do ano, depois do
uso de computadores, 23 estavam
nos níveis desejados. As outras sete crianças tiveram em dois meses
progresso equivalente ao que antes tinham em sete meses.
"A novidade de usar um computador, no início, prende mais a
atenção do aluno. A motivação
cresce pela sensação de independência e pela rapidez do computador em tarefas como redigir."
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