São Paulo, segunda, 9 de março de 1998

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Rede agiliza aprendizado na Inglaterra

IRINEU MACHADO
de Londres

Um projeto pioneiro de aprendizado com o uso de computadores e Internet em escolas primárias está aumentando a rapidez de progresso de alunos no Reino Unido.
O projeto, implantado em 1996 em Bristol (sudoeste da Inglaterra), começa a ser desenvolvido em outras regiões do país e é o primeiro passo para a intenção do governo britânico de ter todas as suas 32 mil escolas públicas integradas via computador até o ano 2002.
O nome do projeto é Rede Online de Educação de Bristol. Os alunos de 11 escolas interligadas eletronicamente aprendem suas disciplinas e tiram dúvidas em computadores.
A principal novidade do projeto, segundo Sally Mlewa, vice-diretora da escola de 1º grau Whitehouse, uma das principais integradas na rede, é que os alunos a partir de 7 anos aprendem a usar o computador não em aulas específicas sobre as técnicas, mas como um acessório em todas as suas tarefas.
Na Whitehouse, os principais progressos verificados foram na motivação dos estudantes, na rapidez de alfabetização e nos níveis de leitura. "Tarefas que eles antes faziam em três horas, são, às vezes, concluídas com sucesso em metade do tempo", disse Mlewa.
Em uma sala da 6ª série da escola, por exemplo, há um ano, de um grupo de 30 crianças, só seis delas tinham um nível de leitura considerado ideal para seus estágios. No final do ano, depois do uso de computadores, 23 estavam nos níveis desejados. As outras sete crianças tiveram em dois meses progresso equivalente ao que antes tinham em sete meses.
"A novidade de usar um computador, no início, prende mais a atenção do aluno. A motivação cresce pela sensação de independência e pela rapidez do computador em tarefas como redigir."



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