São Paulo, segunda, 9 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OPINIÃO
Cursos sequenciais

MAGNO DE AGUIAR MARANHÃO

Um novo e importante conceito foi introduzido na legislação educacional brasileira pela nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB). São os cursos sequenciais, caracterizados como de nível superior, embora não se identifiquem com os de graduação.
São cursos de menor duração do que os de graduação e que não precisam nem de reconhecimento, nos casos de destinação coletiva e quando tiverem duração inferior a dois anos.
Em vez de concebidos em torno das tradicionais áreas de conhecimento (ciências matemáticas, geociências, ciências humanas etc.), esses cursos são montados por campos, que podem incluir desde um recorte específico das áreas técnico-profissionais e suas aplicações até a articulação de elementos de mais de uma delas.
A concepção e a implementação dos cursos sequenciais, flexíveis e abertos, como estabelece o parecer do CNE, atenderão às demandas dos mais diversos segmentos sociais, podendo ser frequentados por portadores de certificado de conclusão de nível médio.
No caso de destinação individual, o curso será organizado pelo próprio aluno, que escolherá, com aval da instituição, disciplinas dentre as oferecidas em cursos de graduação regulares e reconhecidos. A admissão se dará mediante processo seletivo definido pela instituição, além de outros requisitos que ela possa estabelecer.
Alguns regulares de graduação também podem seguir cursos sequenciais nas instituições onde estudem, desde que atendam aos requisitos estabelecidos.
Os concluintes, tanto na modalidade individual quanto na coletiva, terão direito a certificado de conclusão, no qual constarão os nomes das disciplinas, as respectivas cargas horárias e as datas em que foram seguidas.
É importante destacar que esses cursos podem incluir elementos de mais de uma área do conhecimento, assim como em uma delas estarem contidos, desde que se consiga desenhar uma lógica.
Feita essa síntese, vamos abordar as vantagens. Não se pode negar, por exemplo, que os cursos sequenciais são uma versão mais livre das faculdades, em que o aluno define seus interesses, com base no que lhe oferecem.
A nova modalidade é uma ótima opção para o estudante que, tendo concluído o ensino médio, deseja buscar, ampliar ou atualizar seu conhecimento, em variado grau de extensão ou profundidade, frequentando o ensino superior sem necessariamente ingressar num curso de graduação.
Por outro lado, a ausência de delineamento específico para os novos cursos convida a inovações que atendam às demandas por ensino pós-médio (pós-secundário) oriundas dos mais diferentes setores sociais, abrindo espaço para indispensável diversificação do ensino superior.
A inovação também é boa para as instituições, que registram altos índices de evasão nos cursos de graduação.


Magno de Aguiar Maranhão, 49, é reitor do Centro Universitário Augusto Motta, no Rio



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.