São Paulo, terça-feira, 09 de abril de 2002

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IMIGRANTES

Estado fará obra improvisada, ocupando parte do acostamento, para evitar congestionamento na Padre Manoel da Nóbrega

2ª pista terá "paliativo" na inauguração

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

Vitrine de campanha do governador Geraldo Alckmin (PSDB), a segunda pista da rodovia dos Imigrantes será aberta ao tráfego, em dezembro deste ano, com a realização de obras complementares improvisadas no acesso ao litoral sul de São Paulo.
O Estado decidiu fazer uma alternativa emergencial para evitar congestionamentos na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, mas a Ecovias, concessionária do sistema Anchieta/Imigrantes, admite que a solução é só "paliativa".
Os motoristas que vierem de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe em direção à capital paulista terão uma terceira faixa adicional na estrada, da praça de pedágio até a rodovia dos Imigrantes -do km 280 ao km 274. No sentido capital-litoral, porém, não haverá ampliação.
"É um paliativo. A faixa vai ficar na lateral, comendo pedaços do acostamento. Ainda existe a necessidade de fazer uma pista reversível", afirma Irineu Meireles, diretor-presidente da Ecovias.
A situação do trânsito na Padre Manoel da Nóbrega é considerada crítica há mais de um ano, principalmente nos feriados, quando 55% dos motoristas que se dirigem ao litoral precisam usá-la. O restante segue em direção a Santos, Guarujá e Bertioga.
A Ecovias defende a construção de uma terceira pista, com duas faixas reversíveis, do km 274 ao km 291, para evitar um "gargalo" no tráfego de acesso ao litoral e no da volta à capital.
Depois da abertura dos 21 km da segunda pista da Imigrantes, a capacidade do sistema Anchieta/ Imigrantes vai aumentar em 75% -de 8.000 veículos/hora para 14 mil veículos/hora. Nos primeiros meses, é esperado um acréscimo de 10% no tráfego. A construção já está 80% pronta e vai ser vistoriada hoje por Alckmin. O prazo contratual para a inauguração era até maio de 2003, mas a Ecovias decidiu antecipá-la para este ano.
Atualmente, a demanda em direção aos municípios de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe atinge 4.400 veículos/hora nos picos de feriado. A capacidade da Padre Manoel da Nóbrega, porém, é de 3.600 veículos/hora no sentido litoral e de 4.000 veículos/hora no sentido capital.
O contrato com a Ecovias diz que todas as obras na serra e na Baixada Santista, em virtude da ampliação do fluxo de veículos, têm que ser feitas pelo Estado. A Comissão de Concessões da Secretaria dos Transportes foi contatada, mas ficou de se manifestar hoje, na visita de Alckmin à obra.



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