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IMIGRANTES
Estado fará obra improvisada, ocupando parte do acostamento, para evitar congestionamento na Padre Manoel da Nóbrega
2ª pista terá "paliativo" na inauguração
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
Vitrine de campanha do governador Geraldo Alckmin (PSDB),
a segunda pista da rodovia dos
Imigrantes será aberta ao tráfego,
em dezembro deste ano, com a
realização de obras complementares improvisadas no acesso ao
litoral sul de São Paulo.
O Estado decidiu fazer uma alternativa emergencial para evitar
congestionamentos na rodovia
Padre Manoel da Nóbrega, mas a
Ecovias, concessionária do sistema Anchieta/Imigrantes, admite
que a solução é só "paliativa".
Os motoristas que vierem de
Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe em direção à capital paulista terão uma terceira
faixa adicional na estrada, da praça de pedágio até a rodovia dos
Imigrantes -do km 280 ao km
274. No sentido capital-litoral, porém, não haverá ampliação.
"É um paliativo. A faixa vai ficar
na lateral, comendo pedaços do
acostamento. Ainda existe a necessidade de fazer uma pista reversível", afirma Irineu Meireles,
diretor-presidente da Ecovias.
A situação do trânsito na Padre
Manoel da Nóbrega é considerada crítica há mais de um ano,
principalmente nos feriados,
quando 55% dos motoristas que
se dirigem ao litoral precisam
usá-la. O restante segue em direção a Santos, Guarujá e Bertioga.
A Ecovias defende a construção
de uma terceira pista, com duas
faixas reversíveis, do km 274 ao
km 291, para evitar um "gargalo"
no tráfego de acesso ao litoral e no
da volta à capital.
Depois da abertura dos 21 km
da segunda pista da Imigrantes, a
capacidade do sistema Anchieta/
Imigrantes vai aumentar em 75%
-de 8.000 veículos/hora para 14
mil veículos/hora. Nos primeiros
meses, é esperado um acréscimo
de 10% no tráfego. A construção
já está 80% pronta e vai ser vistoriada hoje por Alckmin. O prazo
contratual para a inauguração era
até maio de 2003, mas a Ecovias
decidiu antecipá-la para este ano.
Atualmente, a demanda em direção aos municípios de Praia
Grande, Mongaguá, Itanhaém e
Peruíbe atinge 4.400 veículos/hora nos picos de feriado. A capacidade da Padre Manoel da Nóbrega, porém, é de 3.600 veículos/hora no sentido litoral e de 4.000 veículos/hora no sentido capital.
O contrato com a Ecovias diz
que todas as obras na serra e na
Baixada Santista, em virtude da
ampliação do fluxo de veículos,
têm que ser feitas pelo Estado. A
Comissão de Concessões da Secretaria dos Transportes foi contatada, mas ficou de se manifestar hoje, na visita de Alckmin à obra.
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