São Paulo, sexta-feira, 09 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REFORMA ORTOGRÁFICA

MEC autoriza adaptações em livros didáticos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Livros didáticos distribuídos às escolas públicas no ano que vem poderão estar adaptados às novas regras ortográficas previstas em acordo entre o Brasil e outros países de língua portuguesa. A reforma prevê, por exemplo, a extinção do trema e de acentos em palavras como "vôo", "herói", "idéia" e "assembléia".
A permissão foi autorizada ontem por meio de resolução publicada pelo Ministério da Educação no "Diário Oficial" da União.
Segundo o MEC, a adaptação à nova ortografia já em 2009 não é obrigatória; a resolução apenas dá essa possibilidade às editoras.
O acordo ortográfico foi firmado em 1991 entre os membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Em 1995, foi aprovado pelo Congresso brasileiro.
A implementação da reforma, porém, era adiada pelo governo brasileiro devido à não-ratificação por Portugal. A situação mudou quando, em março, o conselho de ministros do país anunciou o desejo de aderir.
No Brasil, o Ministério da Educação começou a discutir um calendário para a implantação das novas regras. De acordo com o ministro Fernando Haddad, o cronograma deverá ser definido até julho.


Texto Anterior: Senado aprova filosofia no ensino médio
Próximo Texto: Quadrilha é acusada de criar tribunal paralelo do crime
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.