São Paulo, sábado, 9 de maio de 1998

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Especialista defende transporte coletivo

da Reportagem Local

Especialistas em transporte público são unânimes em apontar os investimentos em transportes de massa e o incentivo à carona solidária como soluções para combater os congestionamentos nas grandes cidades e suas consequências (como os prejuízos financeiros e o estresse).
Para o diretor-adjunto da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), Eduardo Vasconcelos, é preciso ações políticas que incentivem os investimentos em sistemas de transporte de massa. "Também temos de melhorar a fiscalização de trânsito e a educação dos motoristas", afirma.
Vasconcelos também defende um melhor controle do processo de desenvolvimento urbano da cidade. "Se não tivermos um controle rígido da expansão urbana e principalmente do processo de uso e ocupação do solo, estaremos gerando problemas estruturais que vão estourar no futuro, piorando o trânsito."
Hoje, uma das principais críticas de especialistas em transporte sobre o sistema viário da capital é que a grande maioria das avenidas é radial -isto é, ligam a periferia ao centro.
Muitos propõem a criação de linhas de microônibus que façam a ligação entre os bairros, sem a necessidade de passar pelo centro -o que desafogaria a região, a mais atingida pelos congestionamentos.
"A diversificação é a melhor solução para a cidade", afirma o professor de planejamento urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo Pedro Taddei Neto.
"Temos de pensar em sistemas alternativos, como vans e microônibus com tarifas diferenciadas, para atrairmos as pessoas que hoje utilizam apenas seus veículos."
Taddei Neto diz que o rodízio de veículos é uma medida paliativa. "Com o aumento da frota, em dois ou três anos os efeitos do rodízio não serão sentidos. Temos de pensar em soluções de longo prazo", afirma.
Ele defende a criação de pedágios urbanos (uma taxa para quem deseja circular por determinadas regiões) e impostos que iriam para um fundo monetário -a ser utilizado exclusivamente para o prolongamento das linhas de trem e metrô.



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