UOL


São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

120 invadem área em Pernambuco

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Cerca de 120 pessoas ligadas ao MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) invadiram ontem o terreno onde funcionou o IAA (Instituto do Açúcar e do Álcool), no município de Cabo de Santo Agostinho (região metropolitana de Recife).
A área, que está abandonada, foi tomada às 5h pelo mesmo grupo que, em duas semanas, invadiu o antigo mercado municipal da cidade e o teatro Barreto Júnior, também administrado pela prefeitura. Os sem-teto deixaram o mercado após o desabamento de parte da estrutura do prédio. Eles tomaram as dependências do teatro na quarta, mas foram despejados pela polícia no dia seguinte.
O grupo instalou-se provisoriamente em uma associação de moradores. Na noite de anteontem, em uma reunião com as lideranças do movimento, decidiram invadir o terreno do IAA.
Segundo o líder do MTST no acampamento, José Francisco da Silva, 45, a ação foi pacífica. Outras famílias da região, disse, já estão sendo mobilizadas para engrossar o acampamento. "A área é grande, tem uns oito hectares e dá bem para umas 600 famílias." De acordo com ele, barracas de lona já foram erguidas no local.
A invasão de ontem foi a sexta promovida pelos sem-teto desde o dia 29 de julho, quando a entidade iniciou sua "jornada de lutas", campanha que tem como meta a tomada de 20 propriedades até o final deste mês.


Texto Anterior: Habitação: No ABC, sem-teto são despejados pela 2ª vez
Próximo Texto: "Não aguento mais essa vida"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.