São Paulo, domingo, 9 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPANHA

Número de doadoras
cresce 83% em um mês

RICARDO ZORZETTO
da Reportagem Local

Com apenas um mês, a campanha da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo para estimular mulheres a doar sangue já apresentou bons resultados.
Nesse período, o número de doadoras da fundação aumentou cerca de 83%.
Antes da campanha, que começou dia 6 de julho, as mulheres correspondiam, em média, a 18% do total de doadores da Pró-Sangue. Em julho, as doadoras passaram a representar 33% dos doadores, segundo dados estatísticos divulgados pela fundação.
De acordo com Thelma Gonçalez, coordenadora de captação de doadores da Pró-Sangue, o maior aumento foi registrado às quintas-feiras, quando as mulheres recebem tratamento especial em relação aos homens.
Durante o mês de julho, as mulheres passaram a ser 60% do total de doadores às quintas-feiras, dia dedicado à doação feminina.
Nesse dia, elas não têm de aguardar em filas para doar e recebem um lanche especial. As doadoras cadastradas recebem ainda uma semijóia com o símbolo da Pró-Sangue (duas gotinhas sobrepostas).
Na opinião de Thelma, o sucesso da campanha "Projeto Mulher na Fábrica da Vida" se deve ao fato de ela ser dedicada exclusivamente às mulheres.
"Elas se sentem valorizadas. Isso é importante porque, apesar de ser uma figura tão forte, ela ainda tem medos com relação à doação (como a incompatibilidade entre o fato de menstruar e doar sangue)", disse.
Ela afirma que alguns dos objetivos da campanha é apresentar às mulheres conceitos corretos sobre doação e transformá-las em doadoras fiéis.
"Com isso, espera-se que em um ano as mulheres cheguem a ser 50% dos nossos doadores", disse.
Desde o início da campanha, o número de ligações para o telefone 0800-550300, pelo qual o doador pode se cadastrar e tirar dúvidas sobre a doação, triplicou.
Segundo a assessoria de imprensa da Pró-Sangue, o número de ligações diárias passou de cerca de 1.500 para aproximadamente 6.000 chamadas, sendo 80% delas feitas por mulheres interessadas em doar sangue.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.